UAI

Primeira concessionária só de mulheres: confira a marca por trás da iniciativa

Loja está localizada em São Paulo e é a primeira da marca voltada exclusivamente às mulheres

Publicidade
Renault Brasil é a primeira, em todo o mundo, a ter uma concessionária 100% feminina
Renault Brasil é a primeira, em todo o mundo, a ter uma concessionária 100% feminina Foto: Renault Brasil é a primeira, em todo o mundo, a ter uma concessionária 100% feminina

Numa sociedade ainda sob influência de estereótipos machistas - os quais demarcam o setor automotivo como um espaço “masculino” demais para as mulheres - a presença feminina nesta área teve de ser conquistada aos poucos e com muita luta. E o resultado de todo esse esforço vem sendo reconhecido hoje: a Renault, por exemplo, acaba de inaugurar a sua primeira concessionária do mundo formada exclusivamente por mulheres.

Batizada de Women@RPoint, a unidade possui 548 m² e fica localizada no bairro da Casa Verde, em São Paulo. A nova loja da Renault tem espaço de showroom, área de entrega de veículos e oficina. Lá, estão reunidas mulheres das mais diversas funções: vendedoras, entregadoras de veículos, consultoras técnicas, mecânicas, além da gerente de vendas e da gerente de serviços pós-venda.

Todas as colaboradores foram formadas pelo Centro de Treinamento Renault Academy, além de também contarem com capacitação do Senai.

A iniciativa da Renault é integrada ao Grupo RPoint, que realiza de forma frequente ações socioambientais e de inclusão.

“A Renault acredita que a diversidade gera mais criatividade e inovação, e isso contribui diretamente para o negócio. A unidade Women@RPoint nos mostra que há espaço para aprender e evoluir constantemente neste tema. A equipe está pronta para receber nossos clientes”

Gustavo Ogawa, diretor de Vendas e Rede na Renault do Brasil.

Renault Brasil preza pela inclusão há de 20 anos

O tema diversidade e inclusão é uma realidade na Renault do Brasil há mais de 20 anos, quando o Renault Group aderiu ao Pacto Global da ONU, que visa engajar empresas e organizações na adoção de dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

Como parte da preparação da Women@RPoint, o grupo aderiu aos WEPs (Women's Empowerment Principles– ONU), os princípios de empoderamento feminino da ONU, em novembro de 2022.

Além da concessionária só de mulheres inaugurada agora, a Renault Brasil também possui outras lojas voltadas a empoderar minorias. Ela é a unica do Renault Group a ter cinco grupos de afinidade, que desenvolvem projetos e ações para as diferentes agendas:

  • Women@Renault: equidade de gênero
  • Proud@Renault: agenda LBGTQIA+
  • Access@Renault: inclusão das pessoas com deficiência
  • AllCollors@Renault: raça e etnias
  • Generations@ Renault: trata o tema das multigerações