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Renault dá um tapa no visual da Oroch e confirma a chegada para 12 de abril

A montadora não divulgou mais detalhes sobre o modelo, que não traz mais o primeiro nome Duster e terá como opção o motor 1.3 turboflex de 170cv

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Renault dá um tapa no visual da Oroch e confirma a chegada para 12 de abril
Renault dá um tapa no visual da Oroch e confirma a chegada para 12 de abril Foto: Renault dá um tapa no visual da Oroch e confirma a chegada para 12 de abril

A Renault Oroch perde o primeiro nome, Duster, e traz mudanças pontuais no visual, preservando a identidade

 

A Renault foi curta e grossa para anunciar a chegada do modelo 2023 de sua picape intermediária Oroch. Sem fornecer detalhes, a montadora revelou que o modelo será lançado no dia 12 de abril e que chegará com o visual renovado. Informações sobre possíveis mudanças mecânicas? Nenhuma, mas já é sabido que a picape ganhará uma nova opção de motor, o 1.3 turbo de 170cv. A ideia é tentar diminuir a distância enorme que existe entre os números de vendas da Oroch e da líder do segmento, a Fiat Toro.


“Vem aí a Renault Oroch 2023. O revolucionário modelo, que estabeleceu um novo segmento dentro do universo de picapes chegará ao mercado no dia 12 de abril, trazendo design renovado que reforça a sua robustez”. Com esse singelo e curto texto, pouco informativo, a montadora apenas confirmou a data de lançamento do modelo.


Mas há que se fazer justiça, pois quando a Renault afirma que a Oroch inaugurou o segmento de picapes intermediárias está dizendo a pura verdade, embora a Fiat insista em dizer que esse mérito é da Toro. Mas não é. As duas picapes disputam o mesmo segmento, mas o modelo da marca italiana, com seu design diferenciado, dá uma verdadeira surra na picape da Renault quando o assunto é vendas.


Em 2021, enquanto a Fiat Toro teve 70.890 unidades emplacadas no Brasil, a Renault Oroch registrou apenas 12.133. Nos dois primeiros meses de 2022, a Toro emplacou 6.471 unidades, contra 1.989 da Oroch. E o segmento tem também a Ford Maverick, ainda com participação bem tímida, com apenas 34 unidades emplacadas em fevereiro, mês de seu lançamento.

VISUAL Pelas imagens escurecidas divulgadas pela Renault fica difícil identificar quais as mudanças revelam o “design renovado” da picape. As poucas coisas que se percebe é que a grade parece ter elementos cromados e os faróis são em LED. Quase não dá para ver o para-choque dianteiro, mas, pela parte superior do componente exposta, nota-se que ele está mais robusto, mais proeminente em relação à grade.


Na traseira, lanternas com elementos verticais em LED e santantônio estilizado na caçamba curta

Nas laterais, a silhueta é a mesma, mas as rodas têm desenho diferenciado. Vista de traseira, a “nova” Oroch mantém o estilo, com a tampa traseira robusta, trazendo a logo da marca cromada e o nome adesivado na parte inferior. A caçamba continua bem encurtada, mas um detalhe chama a atenção: o santantônio estilizado que compõe o visual junto com o rack de teto. As lanternas traseiras trazem três elementos internos verticais em LED. Quanto ao interior, especula-se que a Oroch 2023 seguirá o padrão do novo Duster, tanto em acabamento quanto em equipamentos.

MOTORES No quesito conjunto mecânico, a Renault já havia revelado a novidade do motor mais potente na linha 2023 da picape. Mas o mais provável é que mantenha o motor 1.6 de 120cv nas versões de entrada, combinando com câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT. A novidade mais esperada na Oroch é o motor 1.3 turboflex de 170cv, o mesmo que equipa o Duster e o Captur. O propulsor desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz será acoplado apenas ao câmbio CVT.


Mas para se tornar um concorrente à altura para a Fiat Toro, a nova Renault Oroch terá que manter a política de preços mais baixos e melhorar o pacote de equipamentos de série e opcionais. Todos esses detalhes serão conhecidos no dia 12 de abril, quando a linha 2023 da picape será lançada.