UAI

Reatech - Acessibilidade sem restrições

Começa amanhã feira voltada para portadores de necessidades especiais, com a presença de nove montadoras. Citroën participa pela primeira vez e lança Jumper Vetrato adaptado

Publicidade
Foto:

Novo no segmento: Citroën mostra Jumper voltado para o transporte de cadeirantes

Junto com o mercado de veículos como um todo, cresce o segmento voltado para os portadores de necessidades especiais, oferecendo cada vez mais diferentes e amplas possibilidades de adaptação tanto para o motorista quanto para o conforto do passageiro. Em sua nona edição, a Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), que começa amanhã, em São Paulo, conta com nove fabricantes de veículos entre os expositores, incluindo a Citroën ? que participa pela primeira vez, buscando entrar definitivamente no segmento ?, além de empresas de adaptação, serviços e áreas afins. Paralelamente ao evento serão realizados seminários abordando os mais diversos temas. Também como já vem sendo tradição, haverá área específica para test drive de veículos adaptados.

CITROËN

A marca começa a investir para valer nas vendas para portadores de necessidades especiais. No estande, mostra quatro veículos adaptados ? C3, C4 hatch, C4 Pallas e Xsara Picasso ? e lança o Jumper Vetrato, produzido em Sete Lagoas, preparado para o transporte de portadores de deficiência. Os quatro veículos adaptados para condução estarão disponíveis para test drive, além do importado C4 Picasso. No estande da empresa de adaptação Cavenaghi, haverá um C3 equipado para atender tetraparéticos (pessoas que apresentam lesão séria, mas não chegam a ser tetraplégicas por não perderem completamente os movimentos nas pernas e braços) e um Picasso transformado para a possibilidade de transportar o passageiro da frente em sua própria cadeira (que é acoplada no veículo com a ajuda de uma máquina).

FIAT

Montadora mostra em seu estande toda a linha de veículos com o câmbio automatizado Dualogic (Palio, Palio Weekend, Siena, Idea, Linea e Stilo), alguns liberados para test drive. Entre as adaptações, o Linea com comando manual universal (acelerador e freio manuais) e pomo giratório no volante; um Palio e uma perua Palio Weekend Adventure Locker terão acelerador esquerdo, pomo giratório e comando manual Comfort (equivalente ao universal). Os visitantes também poderão conferir Doblò com teto alto e Ducato adaptados para o transporte de cadeirantes. Algumas recepcionistas contratadas para o evento serão também cadeirantes.

Ainda no estande da Fiat, a representante em Belo Horizonte da empresa italiana de adaptações Guidosimplex, Hélio Adaptações, parceira da Technobras, apresenta suas novidades: acelerador eletrônico de aro (Quick Release), central de comandos elétricos com pomo acoplado a um teclado e freio manual em alumínio com alavanca que facilita manobras.

GENERAL MOTORS

Equipe de vendedores atenderá o público, apta a informar sobre a aquisição de veículo com isenção de impostos (os portadores de necessidades especiais têm isenção de IPI, ICMS e IPVA na compra de carro zero). Estarão expostos os modelos Meriva com câmbio automatizado Easytronic, Astra com câmbio automático e o recém-lançado Agile. A fabricante também prepara para disponibilizar para test drive os mesmos modelos que estarão em exposição, sendo o Agile adaptado com embreagem manual.

HONDA

Estarão expostos os modelos nacionais Civic, Fit e City, também disponíveis para test drive, além do importado CR-V. A marca aproveita para lançar o Seguro Especial Honda, voltado para portadores de necessidades especiais. O seguro tem como novidade o pagamento do valor integral do veículo (base tabela Fipe) no caso de sinistro com perda total, o que, de acordo com a montadora, não é hábito no mercado, que costuma cobrir o valor do carro, descontados os impostos a que é dada a isenção. O estande da Honda contará com área para recreação infantil.

NISSAN


Estarão expostos Grand Livina e Livina, sendo o último acessível para test drive. Os modelos da Nissan têm as seguintes possibilidades de adaptação: pomo giratório, banco móvel, acelerador e freio manuais e acelerador à esquerda. A Nissan também dará ênfase ao programa Direção Especial, lançado ano passado, com o objetivo de dirimir todas as dúvidas relativas à compra de carro com isenção fiscal. Link especial está no site da montadora (Site da Nissan/Direção especial.).

TOYOTA

Em sua oitava participação no evento, a montadora irá expor o Corolla, o SW4 e o RAV4. Para test drive, estarão disponíveis cinco unidades do Corolla e uma do SW4, havendo acesso direto à pista pelo estande. Outro atrativo será o Túnel Toyota, um espaço com exposição de vídeos, localizado na entrada principal do centro de exposições, contando histórias de pessoas portadoras de deficiência que superaram seus limites por meio do esporte. A Toyota conta, ainda, com um programa de inclusão, com o objetivo de fornecer informações sobre procedimentos para habilitação, isenção de impostos e adaptação veicular (www.toyotainclui.com.br.).

Os novos automatizados prometem conquistar mais consumidores no segmento



VOLKSWAGEN

Os modelos expostos no estande serão Polo Sedan Comfortline 1.6 I-Motion (câmbio automatizado), novo Fox Prime 1.6 I-Motion e Voyage Comfortline 1.6 I-Motion. O Polo e o Fox estarão disponíveis para test drive, além de um Gol Power 1.6 I-Motion. A VW tem o Programa Mobility, que possibilita as seguintes adaptações: embreagem manual computadorizada, freio e acelerador manuais e acelerador à esquerda.

Também participam da Reatech Ford e Peugeot, que não informaram, até o fechamento desta edição, os veículos que serão apresentados.

SERVIÇO

A feira vai de amanhã a domingo, com funcionamento, amanhã e sexta-feira, das 13h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 19h, no Centro de Exposições Imigrantes, Rodovia dos Imigrantes, quilômetro 1,5, São Paulo. A entrada é gratuita e haverá também transporte sem custo, com saída de vans da Rua Nelson Fernandes, 400, Jabaquara (próximo à estação do metrô).

Acesse o site da Reatech.