Pedestre na mira
A Volvo está desenvolvendo um sistema que pretende aumentar a segurança dos pedestres. Trata-se de um dispositivo que, por meio de radares e câmeras, detecta a presença de pedestres na pista e freia o carro automaticamente na iminência de um atropelamento, mesmo que não haja qualquer reação por parte do motorista. A novidade deve estrear no novo sedã S60, previsto para chegar ao mercado europeu em 2010.
Tapa no Ecosport
Previsto inicialmente para setembro, o Ford EcoSport 09/10 (por enquanto o modelo comercializado é 09/09) deve ficar para novembro. O carro terá mais uma reestilização, mas as alterações são muito pequenas. O que promete mais chamar a atenção é o nome escrito no capô, a exemplo dos Land Rover. Além disso, haverá leve mudança na grade dianteira, nos desenhos das rodas e do rack de teto (nas versões em que há o rack). Calcula-se que não deve haver alteração de preço (além obviamente da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados/IPI que volta de maneira escalonada a partir de outubro).
Idea reestilizado
A Fiat já testa a nova versão aventureira do Idea. O modelo reestilizado chega em 2010 já equipado com motor Tritec 1.6 16V flex. Outra novidade será a versão Sporting.
X1 ao vivo
Conforme antecipado por Veículos, a BMW apresentou, esta semana, a jornalistas brasileiros, o modelo X1, que só será lançado oficialmente no Salão de Frankfurt (Alemanha), de 17 a 27 de setembro. Na apresentação, o diretor presidente do Grupo BMW do Brasil, Jörg Henning Dornbusch, enfatizou o fato de o Brasil ter sido o primeiro país onde o carro foi mostrado, ressaltando a confiança da BMW num momento em que o mundo enfrenta crises e as vendas no país deslancham. Apesar da denominação X1, o carro é construído sobre a plataforma do X3 (que, aliás, ganha alterações no ano que vem). Já começa a ser vendido na Europa, em outubro, chegando ao Brasil no fim do ano para ser comercializado a partir de janeiro. Aqui, vem com motor a gasolina de 6 cilindros em linha e potência de 258cv. A tração é 4x4. O preço não foi divulgado e, segundo o executivo, o carro não tem concorrentes. Ele admite, porém, que deve disputar espaço com o VW Tiguan.
Campus 2010
As únicas mudanças na linha 2010 do carro mais barato da Renault no Brasil, o Clio Campus, são desembaçador traseiro e preparação para som, que passam a ser de série na versão básica; e a oferta de apoios de cabeça traseiros e lavador e limpador do vidro traseiro para quem comprar a versão de entrada com ar e direção. O hatch compacto tem motor 1.0 16V Hi-Flex, que gera 76cv (gasolina) e 77cv (álcool); vidros verdes, ar quente, para-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo, banco traseiro rebatível e alarme sonoro de advertência de luzes acesas. Os preços partem de R$ 25.090, na versão de duas portas; e de R$ 26.490, na de quatro portas. As versões básicas estão disponíveis para comercialização apenas na internet - no site da Renault.