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Lançamento - Renault mostra novo Mégane

Renault apresenta o Fluence, substituto do sedã Mégane, que também deve ser produzido na Argentina e vendido no mercado brasileiro a partir de 2011. O novo modelo, que será apresentado oficialmente no Salão de Frankfurt, que abre as portas ao público no dia 17, tem nova carroceria, totalmente reformulada: faróis mais arredondados e espichados; capô menos inclinado; grade e tomada de ar inferior menores; faróis de neblina arredondados; para-lamas mais arredondados; o símbolo da marca não fica mais entre as grades, mas acima delas; e traseira totalmente nova, parecida com a do Audi A4. O perfil ficou parecido com o da geração atual.

Por dentro, o painel também é totalmente novo, com novos materiais de diferentes texturas. Destaca-se a tela central do sistema multimídia. Dimensões do novo carro: 4,62m de comprimento, 1,80m de largura, 1,47m de altura e 2,70m de entre-eixos. No porta-mala, cabem 530 litros. Inicialmente, serão duas opções de motor a gasolina (1.6 16V, de 111cv; e 2.0 16V, de 141cv) e cinco a diesel (com potências que variam de 85cv a 110cv). Os pacotes de segurança e conforto são bem amplos.

Punto Evo

Fiat divulga imagens do novo hatch, que passou por pequena reestilização externa, que mudou grade, para-choques e faróis de neblina (mais centralizados), e alterações nos motores. O interior também foi mudado, ganhando novos painel, bancos e sistema multimídia (integrado ao de navegação por satélite). Batizado de Evo, o modelo será mostrado no Salão de Frankfurt.

Hidrogênio

A Mercedes-Benz está desenvolvendo o F-Cell, primeiro veículo de produção da marca alemã que usa células de hidrogênio. O modelo usa plataforma do Classe B e tem motor elétrico que desenvolve 100kW de potência (que equivale a 134cv) e 29,58kgfm de torque. Segundo o fabricante, a recarga de hidrogênio dura apenas três minutos e, com o sistema de recuperação de energia em frenagens e baterias de íons de lítio, o carro tem autonomia de 402 quilômetros. Serão comercializadas 200 unidades do modelo no mercado europeu e nos Estados Unidos, em 2010.

C70 renovado

A principal atração da Volvo para o Salão de Frankfurt será o novo C70 conversível, que passou por uma reestilização externa (frente parecida com a do S60 Concept, novos faróis e entradas de ar maiores) e interna (novo painel de instrumentos, que foi redesenhado e ganhou nova textura). O modelo terá quatro opções de motor, sendo duas a gasolina (2.4, de 170cv; e T5, de 230cv) e duas a diesel (2.0, de 136cv; e D5, de 180cv).

Primeiro hatch

A Lexus, marca de luxo da Toyota, vai mostrar no Salão de Frankfurt o LF-Ch, um conceito que antecipa as linhas do futuro (e primeiro) hatch do fabricante japonês. O LF-Ch terá propulsão híbrida e especula-se que o sistema seja o mesmo do Toyota Prius, cuja versão plug-in (com baterias que podem ser recarregadas na tomada) também será exposta como conceito na mostra alemã.

Linguatronic

Esse é o nome do dispositivo de comando vocal desenvolvido pela Mercedes-Benz para o sistema de navegação por satélite, que é capaz de reconhecer cerca de 80 mil cidades e 470 mil nomes de rua. O Linguatronic permite que o usuário emita o comando com o nome da cidade e da rua juntos, sem ter que esperar pelo processamento da cidade, para, depois, dizer o nome da rua. O sistema também pode ser usado para acessar o telefone e o sistema de som do veículo.

Alternativa

A Toyota lança a versão de acabamento GLi para o Corolla, posicionada entre as XLi e XEi. O carro vem com freios ABS com EDB e rodas de liga leve, que não existem na XLi, além de airbag duplo, computador de bordo e CD com MP3. O ar-condicionado é digital. Com câmbio manual, o carro tem preço sugerido de R$ 65.240; e automático, R$ 69.170, enquadrando-se na lei de isenção de ICMS para portadores de necessidades especiais (para ter o benefício o carro tem que custar até R$ 70 mil). O veículo chega às concessionárias este mês.

Novo plano

Com o lançamento da versão X-Gear no Livina, na semana passada, a Nissan encerrou seu plano Shift para o Mercosul, lançado em 2006, que previa investimentos de US$ 150 milhões em três anos. Dentro dessa estratégia, foram lançados no Brasil Murano, Sentra, Tiida, X-Terra, Frontier, Livina e Grand Livina. Segundo o presidente da Nissan Mercosul, Thomas Besson, a empresa já traçou um novo plano para a região, que começa a ser colocado em prática em 2010 e inclui o lançamento de um carro compacto (especula-se que seja o Pixo ou o Micra) até 2012.