Novo Focus - Produção do flex começa em dezembro
Está marcado para dezembro o início de produção do Novo Focus com motores 1.6 e 2.0, ambos flex. Conforme já antecipado por Veículos, o Focus 1.6 comercializado atualmente sai de linha e o novo modelo passa a ter as versões 1.6, apenas hatch, e 2.0, hatch e sedã, agora flex. A versão 1.6 terá três catálogos de acabamento: GL, com ar-condicionado, direção hidráulica travas, e vidros dianteiros elétricos, rodas de liga leve, CD Player e airbag duplo; GLX, com acréscimo dos vidros traseiros elétricos; e GLX com freios ABS, que, pelo menos a princípio, será a topo de linha.
Para o Focus 2.0, nas carrocerias hatch e sedã, serão mantidos os catálogos atuais (inclusive com opções de câmbio manual ou automático). Mas o carro ganha, além da opção flex, e das versões GLX e Ghia atualmente comercializadas (e, no caso do 2.0, os freios ABS continuam sendo de série em todos os catálogos), a versão Titanium, cujo conteúdo ainda não foi informado, mas que deverá se destacar pelo acabamento e adereços mais chamativos, como um novo modelo de roda. Os preços não foram divulgados. Também ainda não foi informado se os motores adotados já serão os novos Sigma, prestes a serem lançados pela Ford.
Novo Fox
A Volkswagen vai apresentar o novo Fox aos concessionários no dia 28 de outubro. O hatch passou por pequenas mudanças estéticas (por exemplo, os faróis foram inspirados nos do novo Polo europeu), para impulsionar as vendas. E até dezembro chega o novo CrossFox.
Errata
Ao contrário do informado na seção de cartas da edição de quarta-feira, a picape Strada Locker do leitor Danilo Sousa foi entregue no dia 11 pela concessionária Roma. Porém, o veículo retornará à revenda na próxima semana, pois há ruídos na suspensão e a direção puxa para um dos lados.
Concorrência
Nada como a concorrência para estimular o mercado. De olho no lançamento do Fiat 500, que será dia 30 deste mês e terá preços a partir de R$ 62 mil, a BMW começa a importar uma versão mais barata do Mini, a Chilli Cooper, que, depois de perder faróis de xenônio e som com Bluetooth, teve o preço reduzido para R$ 86,9 mil.
Fora do salão
A coreana Hyundai preferiu não dividir os holofotes com outros lançamentos no Salão de Frankfurt, que vai até o dia 27, e resolveu apresentar o novo Sonata na Coreia do Sul mesmo. A nova geração do sedã foi totalmente reformulada e ganhou estilo próximo dos cupês de quatro portas e painel totalmente novo (criado para atender versões com volante dos lados esquerdo ou direito), com tela de LCD para o sistema de navegação. As dimensões são: 4,82m de comprimento, 1,83m de largura e 2,79m de entre-eixos. Na Coreia, o modelo será vendido com duas opões de motor 2.0 (de 144cv e 165cv), e em outros mercados terão também uma opção 2.4, com caixa automática de seis velocidades.
Festival
O circuito inglês de Goodwood, situado em Sussex, próximo à cidade de Chichester, é mais uma vez palco de um festival. Este fim de semana acontece o 2009 Goodwood Revival. Apesar do nome e de atrações que remetem aos anos 1950 e 1960, com carros antigos de competição a mulheres vestidas a caráter, o festival terá lançamentos, como o do novo esportivo Nissan 370Z Roadster.
Conselho mundial
O presidente da Fiat Automóveis e do Grupo Fiat na América Latina, Cledorvino Belini, passa também a integrar o Conselho Executivo do Fiat Group (GEC), a mais elevada instância mundial do comando executivo do grupo.
Mudança no comando
A Mercedes-Benz do Brasil tem novo presidente: Jürgen Ziegler substitui Gero Herrmann. O primeiro dirigia a empresa na Turquia e o segundo vai assumir o cargo de vice-presidente sênior da divisão Legal & Compliance, da Daimler AG, na Alemanha.
Choque total
Depois de anunciar a intenção de produzir, a partir de 2012, uma versão híbrida e plug-in (com baterias para recarregar na tomada), a Volvo estuda a possibilidade de fabricar também uma opção totalmente elétrica do hatch. Denominada BEV (Battery Electric Vehicle), a versão não emite dióxido de carbono e tem autonomia de cerca de 150 quilômetros, alcança quase 130km/h de velocidade máxima e acelera até 100km/h em menos de 11 segundos. Este ano, algumas unidades já foram montadas para os primeiros testes.
Perigo. . . acima de 270 km/h
Atenção motoristas brasileiros e proprietários de Ferrari em particular! A Pirelli está alertando (recall) na Europa e nos EUA os proprietários do modelo Scuderia, equipado com pneus 285/35 ZR19, fabricados entre junho de 2007 e julho de 2009, que os mesmos podem estourar caso o motorista dirija à velocidade de 270km/h (ou acima..) por um período prolongado. Por que será que a Pirelli não fez o recall no Brasil? Pela dificuldade de achar uma estrada brasileira em condições para esse desempenho, ou dono do carro com coragem para isso?