UAI

Rapidinhas (26/12/07)

Publicidade
Foto:

Novo Vibe
A Pontiac divulga as primeiras imagens da linha 2008 do crossover Vibe, que passou por reestilização externa e interna, ganhou motores mais potentes e tem, de novo, a opção da tração nas quatro rodas. São duas opções de motor, câmbio e tração: 1.8 (de 132 cv), que pode ser equipada com câmbio manual ou automático, ambos de cinco marchas; e 2.4 (de 158 cv), com tração integral e transmissão automática, de quatro velocidades.

Suspense
Já em ritmo de contagem regressiva, muitas montadoras anunciam suas novidades para o Salão de Detroit, que abre as portas para o público em 19 de janeiro. A Audi reservou duas estréias mundiais para a mostra. Os modelos ainda não foram revelados, mas a marca confirmou que se trata de um conceito e um veículo de produção. Especulações apontam para o conceito R8 Targa, enquanto o carro de produção em série deve ser o Q5.

Três verdes
O grupo Chrysler (que inclui as marcas Jeep e Dodge) é outro que quer chamar a atenção em Detroit, apresentando veículos ecologicamente corretos. Serão três conceitos 'verdes'. O Chrysler ecoVoyager será um quatro portas que conta com baterias, além de uma célula a combustível, para aumentar a autonomia. O Dodge ZEO é uma perua com estilo esportivo, movida a eletricidade e com autonomia de 400 quilômetros. Já o Jeep Renegade é um utilitário-esportivo compacto e conta com bateria, além de um motor a diesel para aumentar a autonomia.

Fit nacional
Apesar da apresentação oficial do novo Honda Fit ter ocorrido há menos de três meses, no Salão de Tóquio, o veículo já foi flagrado no Brasil, o que confirma a política da montadora japonesa de manter a linha de produtos nacionais atualizada com relação aos mercados no exterior. As imagens que circulam no site de relacionamento Orkut mostram o carro sem disfarces e com o pequeno bocal para o sistema de partida a frio.


Compensado
Estudantes da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um protótipo de um esportivo, feito, em grande parte, de madeira. O veículo foi apelidado de Splinter, que significa farpa, em inglês e, além da madeira, usa outros materiais ecologicamente corretos, como plásticos epoxi e cola biodegradáveis. O motor é um V8, de origem Cadillac, calibrado para produzir 608 cv.

Renovável
A quinta-feira marcou a estréia do ônibus a etanol no Brasil. O veículo circulará, em caráter experimental, entre a capital e as cidades industriais do ABCD, durante um ano, em caráter experimental, para avaliar a viabilidade do projeto. O veículo foi desenvolvido em parceria pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio) e o Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP). Durante o período de testes o ônibus será acompanhado por um outro, do mesmo tipo, movido a diesel.

Para a terra
A Toyota pretende chamar a atenção no Salão de Detroit, com o Venza, carro que inaugura um novo segmento: o dos sedãs crossovers. Até agora, a maioria dos crossovers são veículos que unem características comuns a utilitários-esportivos, peruas ou monovolumes. De acordo com o fabricante, o veículo será um três volumes, com real habilidade fora-de-estrada. A apresentação do Venza será dia 14 de janeiro.