Lançamento
Picape Amarok chega em fevereiro
A Volkswagen teve encontro com concessionários de todo o Brasil para falar sobre sua picape média, a Amarok (nome significa logo entre esquimós do Norte do Canadá), que será lançada ano que vem. Como é o primeiro modelo da marca do gênero, vários ajustes terão que ser feitos nas revendas, inclusive em termos de espaço físico nos showrooms e equipamentos de oficina. Para as concessionárias, o lançamento está marcado para a última semana de fevereiro, na Argentina, já que o modelo será produzido na fábrica de Pacheco, de onde será exportado para todo o mundo. Estão programadas 1 mil unidades para o Brasil, nos primeiros meses. A princípio, a picape, que foi apresentada em setembro do ano passado no Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover (Alemanha) e depois no Salão Internacional de São Paulo, como o conceito SAR (Search and Rescue/busca e salvamento), será fabricada com cabine dupla e motor a diesel. A marca tem como principal concorrente a Toyota Hilux.
Adiado
O lançamento do “novo” EcoSport, que estava marcado entre o fim de novembro e o início de dezembro, foi novamente adiado (a primeira previsão da Ford era setembro), desta vez para janeiro. O carro, que ainda está sendo comercializado como ano/modelo 09/09, terá pouquíssimas mudanças —nas rodas, bagageiro de teto, grade frontal em forma de colmeia, nome escrito no capô —, mas a justificativa do novo atraso é a “falta de componentes”.
A nova raposa
No fim deste mês, a VW apresenta os novos Fox e CrossFox, que tiveram mudanças na frente, traseira e também no interior. Segundo fontes ligadas à marca, o painel foi trocado e o acabamento melhorou bastante, dando um ar mais “luxuoso” ao modelo. Outra novidade será a versão 1.6 I-Motion, com câmbio automatizado, a exemplo do Polo.
Primeiro híbrido
A Infiniti, marca de luxo da Nissan, confirmou a produção do primeiro modelo totalmente híbrido. Baseado no conceito Essence, o M35 Hybrid tem tração traseira e conjuga motor a gasolina (V6 3.5) com elétrico, por meio de sistema de transmissão de dupla embreagem, que tem como objetivo dar “respostas mais diretas” ao comando do acelerador. O tamanho do conjunto de baterias de íons de lítio foi reduzido pela metade. O sistema pode operar somente com o motor elétrico (em locais planos e em baixas velocidades, por exemplo) ou com o propulsor a gasolina quando se exige mais potência. Mas as vendas só começam em 2011, no Japão, Europa e Estados Unidos.
Pequeno por fora
Uma das estrelas da anfitriã Nissan para o Salão de Tóquio, que abre as portas ao público dia 24, será o pequenino Roox, que, segundo o fabricante, tem dimensões externas bem reduzidas (3,4m de comprimento, 1,47m de largura e 1,73m de altura), mas espaço interno que acomoda com conforto quatro adultos. Os bancos traseiros podem ser rebatidos e deixam o fundo liso, para aumentar o espaço para cargas. O carrinho chega ao mercado japonês em dezembro.
Land Cruiser de 3
Toyota apresenta versão de três portas do Land Cruiser (que, no Brasil, é chamado de Prado). O modelo passou por reestilização externa (grade dianteira, para-choques e faróis) e interna (novo painel) e tem capacidade para cinco pessoas. A novidade deve desembarcar no Brasil no fim de 2010.