UAI

Rapidinhas

Publicidade
Foto:

Superesportivo Mercedes SLS chega em janeiro

A marca alemã vai aproveitar a sua tradicional festa Top Night, em janeiro, para fazer a apresentação oficial do badalado superesportivo SLS AMG ao mercado brasileiro. Depois do lançamento, os interessados poderão fazer as encomendas, sendo que as primeiras unidades começam a ser entregues em maio. O cupê (de dois lugares) SLS, que foi apresentado no Salão de Frankfurt deste ano, tem linhas retrô, inspiradas no modelo Asa de Gaivota, de 1954; motor V8 6.2 que, com o veneno da AMG, desenvolve 571cv de potência (a 6.800rpm) e 66,3kgfm de torque (a 4.750rpm); e câmbio automatizado de sete marchas, com dupla embreagem. Com o uso de muito materiais leves, o carro pesa 1.620 quilos e tem uma ótima relação peso/potência: 2,84kg/cv. O SLS AMG acelera até 100km/h em 3,8 segundos e chega aos 317km/h de velocidade máxima. A Mercedes-Benz atravessa um bom momento no Brasil, batendo recorde de vendas no mercado nacional este ano: mais de 5 mil unidades comercializadas. O presidente da marca, Dimitrius Psillakis, disse que a Mercedes terá 10 lançamentos no primeiro semestre de 2010.

Veja mais fotos da Mercedes-Benz SLS AMG!

Assista ao vídeo oficial da SLS AMG



Sedã também

Ao contrário do que havia sido anunciado na pré-apresentação do Focus 1.6 Flex, a Ford resolveu comercializar também o sedã com esse motor, que desenvolve potências de 109cv (gasolina) e 115cv (álcool) a 5.500rpm. Os preços da linha Focus Flex variam de R$ 49,9 mil a R$ 54,4 mil.

Novidades de Detroit

A anfitriã General Motors é a que prepara mais novidades para o Salão de Detroit, que começa em 11 de janeiro: os compactos Spark, que deve chegar ao Brasil em 2012, e Aveo (reestilizado), o crossover Orlando, a versão conversível Camaro e uma opção esportiva do sedã Buick Regal. As outras atrações são: Audi A8, BMW Z4, BMW ActiveE (conceito), Ford Focus, Mercedes-Benz Classe E conversível, Mini Beachcomber (conceito), Toyota híbrido (conceito), novo VW Jetta e Volvo C30 elétrico.

Mercedes 2040

Como seria um carro da Mercedes-Benz em 2040? A resposta foi dada pelo designer Derek Chik Kin Ng, do Umea Institute of Design da Mercedes-Benz, ao projetar o Cyborg Sensation. O conceito de dois lugares é tão sofisticado que a comunicação entre o motorista e o carro seria feita por meio de um sistema ?telepático?, que consegue interpretar o pensamento do condutor e aplicá-lo ao veículo, virando, acelerando, freando, diminuindo a velocidade, ultrapassando etc.

Japa na Índia

A Honda vai mostrar um novo conceito compacto no Salão de Nova Délhi, que começa em 5 de janeiro. O objetivo é marcar presença, já que a concorrente Toyota já havia anunciado que vai exibir um conceito do mesmo segmento na mostra indiana. No estande da marca japonesa também estará o CR-Z Concept, que foi apresentado no Salão de Tóquio, em outubro.

Na linha

Toyota confirma a produção da versão plug-in (cujas baterias podem ser recarregadas na tomada) do híbrido Toyota Prius. A nova versão reduz de forma significativa o consumo de combustível e o nível de emissões. No modo apenas elétrico, o carro atinge 100km/h de velocidade máxima. A recarga total das baterias (de íons de lítio) demora cerca de três horas. Calcula-se que 600 unidades serão vendidas no Japão, nos Estados Unidos e Europa ainda no primeiro semestre de 2010.

Picape voadora

O piloto Jonny Greaves conseguiu, ao volante de uma picape, bater o recorde de salto, alcançando a marca de 91,8 metros. O recorde anterior era de 58,8 metros.

Novela continua

Quando todo mundo acreditava que a novela Saab havia chegado ao fim, eis que surge um novo capítulo, com o mesmo personagem do drama final: a Spyker. Depois de anunciar que encerraria as atividades da marca sueca, a GM agora volta atrás e declara que existem algumas empresas interessadas em adquiri-la, incluindo a própria holandesa Spyker. Um novo capítulo deve encerrar a novela em breve.

Híbrido veloz

Uma das atrações do Salão de Dubai, que terminou no domingo, é o superesportivo Kepler Motion, que tem propulsão híbrida, conjugando motores a gasolina V6 3.5, de 550cv, instalado na traseira, e elétrico, de 250cv, no eixo dianteiro. A potência combinada é de 800cv e, junto com a carroceria leve (com várias partes em fibra de carbono) e aerodinâmica e a suspensão ativa, possibilita ao modelo acelerar até 100km/h em 2,5 segundos e chegar aos 321km/h de velocidade máxima. A marca Kepler, que foi fundada pelo antigo recordista de velocidade Russ Wicks, anuncia que serão fabricadas 50 unidades do Motion, sendo que as primeiras devem chegar ao mercado em 2011.