VW: Cópia-carbono
Nenhum carro da Volkswagen escapará de adotar a linguagem de estilo atual. Nem mesmo o mais arrojado Passat CC, que acaba de receber linhas parecidas com os demais Volks e o próprio Passat convencional, reformado no ano passado. Os faróis mais alongados continuam lá, só que com contornos em LEDs e faróis de bixênon ativos. A grade agora tem contornos cromados que são continuados visualmente pela moldura dos faróis de neblina. O recorte das lanternas também foi mantido, mas com elementos retangulares em LEDs. Por dentro, quase sem alterações, como foi com o Passat.
Embora seja carro considerado de nicho no Brasil, o cupê de quatro portas já vendeu quase 270 mil unidades desde 2008, algo explicado pelo preço menor entre 30 e 40 mil euros. O carro deverá chegar no primeiro semestre do ano que vem, com motor V6 3.6 de 300cv e tração integral 4Motion. Outro europeu reestilizado que deve voltar para cá é o conversível Eos.
RCZ menos caro
Lançado depois da medida de aumento do IPI para importados, o Peugeot RCZ agora se adequa ao adiamento da entrada em vigor da regra. O cupê para quatro pessoas passa a ser anunciado por R$ 129.900, desconto de R$ 10 mil. Mas ainda é caro. Uma conta simples: o Peugeot 3008, também importado da Europa, custa lá 27.850 euros na versão Allure, pouco menos do que o RCZ, que sai por 28.900 euros. No Brasil, o mesmo 3008 custa R$ 81.890 - R$ 89.900 o topo de linha Griffe. Ainda que se leve em consideração o número de opcionais instalados, fica difícil de imaginar a diferença de quase R$ 50 mil, mesmo pensando em escala de importação e outras questões. Dá praticamente para comprar um 307 da mesma marca com a quantia.
Quero ser preparado
O SEMA Show, realizado entre os dias 1º e 4 de novembro em Las Vegas, não serve apenas como palco para carros personalizados. O evento americano também elege os melhores carros para tuning, ou seja, para serem alterados. É a segunda edição da eleição, que neste ano deu o prêmio de Carro mais quente para o Chevrolet Camaro, previsivelmente. Também foram eleitos o Fiat 500 na categoria compacto esporte, recém-chegado (por lá), enquanto o utilitário 4X4 mais quente foi o Jeep Wrangler. A picape predileta da turma do tuning foi a Série F da Ford.
Aperfeiçoando o conceito
A Land Rover confirmou que levará ao Salão de Los Angeles uma nova edição do conceito DC100, que dará origem ao novo Defender. O conceito estreou originalmente em duas versões exibidas no Salão de Frankfurt, em setembro. Ao contrário do original, o novo Defender deve ser vendido nos Estados Unidos, onde só apareceu como independente. O Defender está ameaçado pelas novas exigências de segurança e emissões, o que vai encerrar uma carreira iniciada em 1948, quando apareceu a Série 1.
Ainda mais bronco
O Ford Bronco apareceu em 1966 como opção de jipe confortável - para os padrões da época - e fez tanto sucesso que foi produzido até 1996. Só que até hoje não surgiu um novo Bronco, que chegou a ser homenageado em conceito de 2004. Para os que ainda querem um, a Icon 4X4 recriou 10 modelos antigos, que ficaram com cara de novo, como a companhia já fez com o Toyota FJ, o nosso Bandeirante. Mas o melhor é a mecânica: o novo V8 5.0 do Mustang, com 417cv de potência e 53,9kgfm de torque acoplado a câmbio manual de cinco marchas. O preço da recriação? Nada menos que US$ 150 mil, cerca de R$ 260 mil.
Fãs no Facebook
A moda de recriar um modelo original também pegou entre os fabricantes. A Volkswagen deu início a uma campanha na Holanda realizada na rede social Facebook. No site, os fanwagens (como a marca denomina os seus fãs) da Kombi e do Fusca podem votar para decidir qual dos clássicos deve voltar a ser produzido. Ganha o carro que chegar antes aos 20 mil curtidores. Claro que nenhum deles será feito em série, a marca vai reformar um modelo original, acrescentando novas doses de tecnologia, que será sorteado entre os votantes. Infelizmente, a promoção vale apenas para a Holanda.
Em busca do prazer
Desde 2009, o Toyota FT-86 já apareceu sob conceito várias vezes, seja como Subaru BRZ (a marca é parceira no desenvolvimento do carro), Scion FR-S, entre outros. Chegando a 2012, o esportivo conjunto deve estrear novos conceitos no Salão de Los Angeles. A Subaru já revelou o BRZ STi em fotos. Mas o Toyota até agora só apareceu em fotos vazadas, sendo que as últimas fazem parte do catálogo da Toyota Racing Development (TRD), divisão de preparação e acessórios da marca. Em catálogo vazado, foi revelado que a tração será traseira e o motor é o novo boxer 2.0 da Subaru, de 200cv de potência e 20,7kgfm na versão aspirada, mas pode gerar bem mais com turbo. Em desenho, o Subaru BRZ e o FT-86 serão diferenciados em faróis, lanternas e detalhes. Será o retorno da Toyota ao campo dos esportivos acessíveis em busca do prazer de dirigir perdido.
Fiesta de arromba
A Ford prepara o New Fiesta ST quatro portas, para fazer sua estreia no Salão de Los Angeles, que abre as portas em 18 de novembro. Ainda é um conceito, como o duas portas que estreou no Salão de Frankfurt em setembro, mas já aponta o ST de produção. O modelo tem o conhecido motor EcoBoost 1.6, que apareceu aqui no Volvo S60 (projetado quando a Ford ainda era dona da marca sueca), com o rendimento semelhante: 180cv e 24,7kgfm de torque – deixa o 1.6 Sigma de 115cv na poeira. Se o escandinavo anda bem, imagina o Fiestinha, que ainda conta com câmbio manual de seis marchas. Para combinar, a estética abusa dos elementos do Fiesta RS WRC de rali, afora as rodas aro 17.
O Espaço Cultural da Concessionária Recreio apresenta amanhã o espetáculo Rosinha, a fadinha maluquinha, que conta a história da Rosinha, feiticeira aprendiz que só se mete em confusões. O espetáculo tem entrada franca e começa às 10h30. A concessionária Volkswagen Recreio fica na Avenida Barão Homem de Melo, 3535, Estoril. Telefone: 31-3319-9000.