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FUTURO: E VAI ROLAR O NEW FIESTA


Ainda que bem-aceito, o New Fiesta mexicano é um carro de nicho para a Ford brasileira, que trabalha com preços iniciais próximos dos R$ 50 mil. O papel de compactos de volume fica restrito aos nacionais Ka e ao Fiesta Rocam. Isso deve mudar a partir de 2013, quando o carro passará a ser produzido no país. Segundo os sites Autos Segredos e Novidades Automotivas, a nova geração do compacto adotará a reforma estilística apresentada na versão esportiva ST, cujo conceito foi apresentado no Salão de Frankfurt em setembro.

O que não significa que o New Fiesta tupiniquim vai ser muito mais barato. Os preços devem ser mantidos em patamar não muito distante do mexicano, para continuar brigando entre os compactos premium. o Ka e o Fiesta Rocam darão lugar a um novo compacto, que usa a mesma base do New Fiesta, esse sim um carro mais acessível. Um modelo global, mas diferente da terceira geração do Ka europeu. Ou seja, mais um compacto global para países emergentes.

BUICK PARA O BRASIL

A Buick prepara para o Salão de Detroit, que abre no próximo dia 14, uma novidade que muito interessa ao Brasil. Calma, não se trata do retorno da marca pertencente ao grupo General Motors, e sim do novo crossover compacto Encore. A importância do modelo se dá por uma razão: trata-se do futuro mini-Captiva, que ainda não tem nome, mas foi apelidado assim por ser ligeiramente parecido com o irmão maior. O Opel, que vai aparecer no Salão de Genebra, em março, deve chegar ao Brasil como Chevrolet ainda em 2012 e vai concorrer com o Ford EcoSport de segunda geração e o Renault Duster. Tal como os rivais, tem projeto baseado em arquitetura compacta, no caso a mesma base europeia do sedã Cobalt e do compacto premium Sonic, o que abre a possibilidade do crossover ser produzido no México, de onde poderia vir para cá em um primeiro momento.


COMPANHEIRO GRANTA

Apesar de estar longe do Brasil há tempos, a russa Lada ainda continua firme e forte na terra natal. A marca apresentou o sedã Granta, criado para substituir o Samara – sim, aquele mesmo que foi vendido aqui nos anos 1990, só que reestilizado. O Granta parece tomar emprestada a receita aplicada com sucesso pelo Dacia/Renault Logan: muito espaço interno e bom custo-benefício. O modelo não ficará restrito à Rússia e passará a ser vendido em países da Europa ocidental no fim de 2012, com preço inicial estimado em apenas 5.500 euros, o equivalente a R$ 13,5 mil. Porém o modelo com para-choques pintados na carroceria ou rodas de liga, airbags, ABS, direção hidráulica e outros itens terá preço mais elevado. A mecânica começa em um 1.6 8V de 87cv e parte da base veio do compacto Kalina. Curiosamente, a Renault não teme o lançamento, já que é parceira da AutoVaz, dona da Lada.

CROSSOVER DO 208

A Peugeot confirmou na Europa que fará um crossover com base no novo 208. O estilo será inspirado no conceito HR1, apresentado no Salão de Genebra, em março último. E agora aparecerá no mesmo autoshow, já como versão conceitual. O lançamento do modelo de produção será ainda em 2012 e próximo do lançamento do 208 nacional. Com o aumento de investimentos da PSA na planta de Porto Real, Rio de Janeiro, podemos esperar um novo concorrente do Ford EcoSport.

HOMENAGEM AO MANGUSTO

Lançado em 1965, o DeTomaso Mangusta pode não ser tão lembrado quanto o seu sucessor mais longevo, o Pantera. Mas o modelo de motor central e linhas afiladas ainda está na mente dos aficionados, incluindo o designer e artista digital Maxime de Keiser, que criou uma reinterpretação moderna do Mangusta. As linhas gerais criadas originalmente por Giorgetto Giugiaro ficaram na nova edição, incluindo detalhes como os quatro faróis e a tampa do motor bipartida, com abertura estilo asa de gaivota. Uma homenagem, como diz o nome Mangusta Legacy Concept. O resultado final ficou agressivo, com pequena altura (o original mal tinha 1 metro de altura) e recortes ainda mais angulosos. Pena que se trata apenas de um exercício virtual.

FORA LADRÕES

Para sair da lista dos veículos mais roubados e arrombados nos Estados Unidos, o Cadillac Escalade vai ganhar uma série de equipamentos de segurança na linha 2012: sistema mais evoluído de imobilização do motor na chave de ignição, dispositivo de geração mais avançada para o travamento do volante, sensores que detectam movimento estranho da carroceria (em caso de reboque, por exemplo) e alarmes mais eficientes contra qualquer tipo de impacto (incluindo quebra dos vidros etc.) e contra roubos de rodas e pneus. Além disso, o veículo vem equipado com eficiente sistema de rastreamento por satélite.

TRANCO PARA TODOS

Enquanto a Fiat estendeu o Dualogic a vários modelos da gama e a Volkswagen investiu no similar i-Motion em seus compactos, a Chevrolet mantém o câmbio automatizado Easytronic restrito ao monovolume Meriva. Isso muda em abril, quando a marca apresentará a versão automatizada do compacto Agile, como antecipou o nosso caçador de segredos, Marlos Ney Vidal. O hatch será equipado com o mesmo motor 1.4 e virá para segurar as pontas diante de concorrentes diretos que dispensam o pedal da embreagem, exemplo do recém-lançado Renault Sandero automático.

MOTORISTA DISPENSADO


A Toyota desenvolveu um Prius capaz de dispensar o motorista. A tecnologia foi batizada de Avos, ou Sistema Automático de Operação de Veículos. A receita inclui câmera que distingue faixas de rodagem, quatro lasers para detectar obstruções e outros veículos e dois aparelhos GPS capazes de definir a posição do carro com margem de erro de apenas um centímetro. O motorista não precisa nem estar próximo do carro, já que um aplicativo, que pode ser rodado em qualquer smartphone, permite chamar o modelo a distância.



RUMO ELÉTRICO

A Mitsubishi realmente está investindo nos veículos elétricos e híbridos. Depois do compacto i-MiEV, a marca japonesa agora está desenvolvendo um utilitário-esportivo compacto movido a eletricidade e voltado para o trabalho, que deve chegar ao mercado americano em abril de 2013. Também está no forno um crossover híbrido plug-in (com bateria que pode ser recarregada na tomada) baseado no Outlander.

JÓQUEIS CERTIFICADOS

O ano de 2011 foi marcado por uma série de acidentes em que estavam envolvidos automóveis de alta potência. Na esteira da repercussão desses casos, um projeto de lei que passaria a exigir carteira C para motoristas de modelos acima de 300cv de potência tramita pela Câmara dos Deputados. Caso o Projeto de Lei 2332/11, que será analisado pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, seja aprovado em todas as fases, será usado o mesmo tipo de habilitação exigida para veículos de carga com peso maior que 3,5 toneladas, lembrando que os habilitados na categoria C têm que ser habilitados há pelo menos um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.

FICOU PARA ABRIL

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou para abril de 2012 a entrada em vigor da resolução (publicada em meados deste ano) que obriga os carros novos e os que mudarem de município a usar película refletiva na placa de identificação. Motivo do Contran: otimizar a fiscalização.