UAI

Rapidinhas (18/07/2007)

Publicidade
Foto:

Segurança - BMW desenvolve apoios de cabeça ativos

Batidas na traseira podem provocar sérias lesões na coluna cervical, devido ao efeito 'chicote' sobre os pescoços dos ocupantes, ameaçados de ser lançados para trás, com muita força. Para evitar isso, existem os apoios de cabeça, que devem estar bem regulados, assegurando a proteção. Pensando nisso, a BMW desenvolveu apoios ativos, com mecanismo que á acionado em caso de colisão traseira. O sistema é composto por molas (no interior do encosto de cabeça), acionadas por sistema pirotécnico, com base em sensores de controle do airbag. Em caso de necessidade, o apoio pode ser empurrado para a frente (em até 60mm) e para cima (em até 40mm). O novo equipamento estará em breve nos modelos das séries 5 e 6, X3 e X5 (foto acima).

Colisão lateral
De acordo com pesquisa do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), entidade que faz pesquisas na área de trânsito nos Estados Unidos e é mantida pelas seguradoras, a segunda maior causa de mortes no trânsito naquele país são as colisões laterais de veículos, que perdem apenas para as batidas frontais. Uma das razões para o aumento desta fatalidade é o crescimento das vendas de utilitários e picapes de grande porte, que causam maiores danos em choques laterais.

Mais leve
O Corsa Classic 1.0 agora tem a opção da direção hidráulica, que faz parte de um kit específico para o modelo equipado com ar-condicionado. O preço médio é de R$ 1,8 mil, instalado, variando de concessionária para concessionária.

Mais baratos
A Volvo está reduzindo os preços de seus modelos no Brasil. O S80 V8, por exemplo, barateou 10% e agora custa R$ 269,1 mil. Na média, os preços diminuíram 9,5%.

Edição especial
A Lexus, marca de luxo da Toyota, também escolheu o Pebble Beach Concours d?Elegance para apresentar edição especial e limitada do modelo SC 430, com motor V8 4.3 (de 288cv), câmbio automático seqüencial de seis velocidades, interior em pele de duas cores e com acabamentos em madeira, pintura Smoky Granite, rodas de 18 polegadas e sistema para abrir/fechar a capota rígida, que demora apenas 25 segundos.

Chevrolet HHR SS

A GM apresenta as primeiras fotos oficiais da versão (mais brava) do modelo HHR: a SS (foto acima), que tem roupagem esportiva (novos pára-choques dianteiro e traseiro, nova grade frontal, rodas de 18 polegadas e aerofólio no teto); motor 2.0 Turbo Ecotec, de 263cv (que já equipa o Pontiac Solstice GXP e o Saturn Sky Red Line); duas opções de câmbio (manual, de cinco marchas; ou automático, de quatro velocidades); suspensão recalibrada; sistema de direção com respostas mais rápidas; e bancos esportivos. O logotipo SS está nas laterais externas, bancos e volante. O novo esportivo acelera até 100km/h em 6,3 segundos e ultrapassa 240km/h de velocidade máxima.

Porsche hatch
Depois do lançamento do utilitário-esportivo Cayenne, e do anúncio do sedã Panamera, a Porsche agora vai desafiar ainda mais os fãs mais tradicionais, com um modelo hatch, segundo especulações de algumas publicações especializadas européias. O carro teria como rivais o BMW 130i e o Audi S3.

Acima dos 320km/h
Um Ford Fusion, modelo 999, com motor movido a hidrogênio (de 770cv), é o primeiro veículo, desenvolvido a partir de um modelo produzido em série, a superar a marca das 200mph (321,8km/h). Dirigido por Rick Byrnes, funcionário aposentado da montadora, no lago seco de Bonneville, no estado de Utah, nos Estados Unidos, o Fusion chegou a 333,54km/h de velocidade máxima. O modelo foi desenvolvido pela Ford, em parceria com a Universidade de Ohio e as empresa Ballard Power Systems e Roush.

Nova perua
A Skoda, marca do grupo Volkswagen, apresenta a segunda geração da perua Fabia Combi, que será lançada no Salão de Frankfurt, de 13 a 23 de setembro. Suas linhas foram inspiradas na multivan Roomster. O modelo tem opção de seis motores, sendo três a gasolina (1.2 12V, de 70cv; 1.4 16V, de 85cv; e 1.6 16V, de 105cv) e três a diesel (1.4, de 70cv; 1.4, de 80cv; e 1.9, de 105cv). O porta-malas é maior, em relação ao modelo anterior, e tem capacidade de 480 litros.

Roupa de aventura
Assim como acontece no Brasil, o mercado europeu também está absorvendo modelos com roupagem aventureira. Aproveitando a onda, a Peugeot desenvolveu a perua 207 SW Escapade, que tem três opções de motor 1.6 (uma a gasolina, de 120cv, e duas a diesel, de 90cv e 109cv), pára-choque redesenhado (na cor que imita aço escovado), acabamento lateral em plástico, suspensão mais elevada, molduras plásticas nas caixas de roda, barras longitudinais no teto, rodas de liga com desenho exclusivo. O modelo será lançado no Salão de Frankfurt, de 13 a 23 de setembro.

Recorde
Os pilotos britânicos Richard Meredith e Phil Colley entraram para Guiness, o livro dos recordes, como os primeiros a atravessar toda a rodovia Highway Asia-Pacific. A bordo de um Aston Martin V8 Vantage, eles viajaram 49 dias e percorreram 16 mil quilômetros, passando por 18 países. O objetivo da dupla foi chamar a atenção das autoridades e arrecadar fundos para as vítimas de trânsito.

Cruiser até 2009
Segundo declarações de dirigentes da Chrysler, o modelo PT Cruiser tem fabricação garantida até 2009. A versão já ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades vendidas nos Estados Unidos. As vendas no Brasil também melhoraram, depois que o PT Cruiser passou a ser importado do México.