CINTO DO FORD KA TOMA BOMBA
A Proteste associação de Consumidores avaliou cintos de segurança dianteiros e traseiros originais de 20 veículos da categoria hatch compacto, provenientes das principais montadoras nacionais. Foi feita a comparação a partir das diferenças entre os sistemas de retenção dos veículos e os testes com os cintos dianteiros apresentaram resultados bem melhores do que os dos cintos traseiros. O Ford Ka 1.0 Rocam foi o carro com o pior sistema de retenção automotivo. Citroën C3 1.6 Exclusive Automatique, Volkswagen Fox 1.6 Prime I-Motion e Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic foram os que apresentaram, simultaneamente, melhores configurações do sistema de retenção veicular e menor variação entre as versões completa e básica, atingindo as melhores classificações. Esses três veículos também foram os melhores do teste se for considerada apenas a parte dianteira. Se for levado em conta somente o banco traseiro, o Chevrolet Corsa 1.4 Maxx é o melhor modelo, pois é o único equipado com cinto de segurança traseiro central retrátil e com três pontos de fixação, que é o mais seguro.
CRUZE SPORT6
Apesar de o lançamento oficial estar marcado para logo depois da semana Santa, o Chevrolet Cruze hatch, que será batizado de Cruze Sport6, já começa a ser faturado para as concessionárias. O modelo chega em duas versões de acabamento, LT e LTZ, ambas com opção de câmbio manual de seis marchas ou automático também de seis velocidades, o que justifica o "6" no nome. A versão de entrada tem preço sugerido de R$ 64.900, com câmbio manual, e já tem de série itens como airbags frontais e laterais, programa eletrônico de estabilidade e sistema de controle de tração, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e PBA (assistência de frenagem de urgência), sistema Isofix, central multimídia com CD player, MP3, USB, entrada auxiliar, seis alto-falantes e comandos pelo volante. Com câmbio automático, o valor vai para R$ 69.900 e há inclusão do sensor de chuva. A versão LTZ custa R$ 77.400, com câmbio manual, e tem a mais teto solar elétrico, sensor crepuscular, acionamento do motor pelo sistema star-stop com interruptor no painel e airbags de cortina, entre outros equipamentos. Com câmbio automático, o preço vai para R$ 79.400. O único opcional, para todas as versões, é a pintura metálica que custa R$ 990.
RANGER VEM AÍ
A Ford já começa a "abrir caminho" para a sua nova picape, com ações de pré-lançamento (o modelo chega em maio): criou o site www.rangerchallenge.com.br para o público sugerir o melhor desafio com o veículo e é uma das patrocinadoras do reality show The ultimate fighter Brasil. Em busca de campeões, da TV Globo. A marca do oval anuncia que a picape terá o motor mais potente do segmento. Na Argentina, ela será vendida com motor 3.2 Turbodiesel TDCi, de 200cv, em duas versões (XLT e Limited), ambas com cabine dupla e opções de tração 4x2 ou 4x4. No Brasil, haverá uma versão com motor flex, que pode vir com opção também de câmbio automático.
ANTIGOS
O Encontro de Carros Antigos na Pampulha será amanhã, das 9h às 13h, na Praça Alberto Dalva Simão, na Avenida Otacílio Negrão de Lima esquina com Avenida Santa Rosa. O evento é aberto ao público e participam veículos com mais de 30 anos de fabricação. Informações: (31) 3491-7657, com Marcelo De Moro.
REAUTO BETIM
A concessionária de Contagem comemora 50 anos e recebe de presente da Volkswagen autorização para abertura de filial em Betim. A nova Reauto ficará na Avenida Edméa Matos Lazarotti, 2505, Bairro Ingá.
CHERY MULTIMARCAS
A empresa Multimarcas Consórcios, de Fabiano Lopes Pereira, completa 11 anos e passa a administrar o consórcio da marca chinesa Chery, denominado ConChery.
BLAZER NA VITRINE
Depois de divulgar as fotos, agora a General Motors mostra para o público pela primeira vez (no Salão de Bangcoc, na Tailândia) o novo Blazer, que foi projetado e desenvolvido no Centro de Design da GM América do Sul, que fica no Brasil. O modelo foi batizado de TrailBlazer (aqui e no exterior) e deve chegar ao nosso mercado ainda este ano, com um apelo mais luxuoso, sendo comercializado nas versões LT (mais “básica”) e LTZ (topo de linha) e com duas opções de motor: 2.4 flex, que desenvolve potências de 141cv (gasolina) e 147 (etanol) a 5.200rpm e torques de 22,3kgfm (gasolina) e de 24,1kgfm (etanol) a 2.800rpm; e 2.8 a diesel, que gera potência de 180cv a 3.800rpm e torques de 44,9kgfm (com câmbio manual) e de 47,9kgfm (automático) a 2.000rpm. O câmbio pode ser manual (de cinco velocidades) ou automático (de seis) e a tração, 4x2 ou 4x4.
SAPATO SEGURO
A Michelin apresenta o Energy XM2, um pneu que, segundo o fabricante, proporciona mais segurança do que os convencionais. Isso se deve ao fato de o pneu ser flexível o suficiente para se moldar ao obstáculo, dissipando a força do impacto, e voltar ao seu formato original, garantindo a integridade do produto. O Energy XM2 também tem compostos que se adaptam às menores irregularidades do piso, fazendo com que o pneu tenha mais aderência e maior capacidade de frenagem (de acordo com a Michelin, a distância de frenagem chega a ser quatro metros menor em relação aos concorrentes).
PURÍSSIMO SANGUE
Para atender os clientes especiais, as marcas de luxo, como a Rolls-Royce, tem um departamento especializado na personalização dos modelos. Um dos últimos trabalhos da marca inglesa, pertencente ao Grupo BMW, foi o Phantom Coupé Mirage, uma encomenda de um cliente para homenagear um cavalo árabe que venceu várias corridas entre as décadas de 1920 e 1930. Destaque para a pintura em vermelho e preto da carroceria, o revestimento interno em couro vermelho e detalhes em madeira, os emblemas no painel e nos apoios de cabeça e o nome do "puro-sangue" na soleira das portas.
KANGUZÃO
A Renault apresenta para o mercado europeu a versão de sete lugares do Kangoo, que recebeu prefixo de Grand. Na verdade, trata-se de uma derivação do furgão Express Maxi Crew, projetada para atender grandes famílias e empresas de transporte vip de passageiros. Há apenas uma opção de motor, mas duas possibilidades de potência: o 1.5 dCi, a diesel, de 91cv ou 111cv.
FÔLEGO E ECONOMIA
A Subaru vai apresentar no Salão de Nova York, de 6 a 15 de abril, a linha 2013 do Legacy e Outback. Mas as principais novidades não estão visíveis: o motor 2.5 boxer, que desenvolve 175cv de potência e 23,9kgfm de torque; e a mais recente versão do câmbio CVT, que, segundo a marca japonesa, conseguiu reduzir de forma significativa o consumo de combustível. Os modelos terão também opção de câmbio manual de seis velocidades e do motor 3.6, de seis cilindros, que vem acompanhado de um câmbio automático de cinco marchas e de tração integral. Os novos modelos devem chegar ao Brasil no fim do ano ou início de 2013.