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SINERGIA - DART VIRA VIAGGIO E PODE SER BRASILEIRO

A Fiat revela as primeiras imagens do Viaggio, modelo que é a versão da marca italiana para o Dodge Dart e será apresentado no Salão de Pequim, de 27 de abril a 2 de maio. Com linhas projetadas em Turim, o sedã mede 4,67m de comprimento, 1,85m de largura e 2,70m de entre-eixos e chega ao mercado chinês no último trimestre deste ano, equipado com motor 1.4 Tjet, com duas opções de potência (120cv e 150cv), que pode ser acoplado a um câmbio manual ou automatizada de dupla embreagem, ambos de cinco velocidades. O modelo tem grandes chances de ser produzido na fábrica que a Fiat vai construir em Pernambuco, tanto com a carroceria do Dart como com a do Viaggio. Segundo especulações, a nova unidade industrial tem flexibilidade para produzir tanto o novo popular dar marca italiana quanto o sedã médio, mais sofisticado.

INVOLUNTÁRIA NÃO

O National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), responsável pela segurança no trânsito nos Estados Unidos, determinou que o sistema que impede aceleração involuntária será obrigatório nos carros produzidos naquele país. A resolução é resultado das investigações em torno dos modelos Toyota, embora os levantamentos não apresentassem nenhuma conclusão definitiva sobre problemas técnicos nesses veículos. Batizado de brake-override, o equipamento já está presente em modelos da marca japonesa vendidos no mercado norte-americano – devido a uma decisão antecipada da montadora – e para o carro sempre que o motorista acionar os pedais de freio e acelerador ao mesmo tempo e com o veículo em movimento.

RENAULT ETIQUETADA

Os modelos da marca francesa agora saem de fábrica com a etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem, que indica o nível de consumo de combustível em suas categorias. De acordo com a Renault, Logan, Sandero, Duster, Fluence e Kangoo Express receberam a classificação A, que representa o menor nível. A consulta a resultados de outros modelos, de outras marcas, pode ser feita no site http:www.conpet.gov.br/consultacarros.

CAIXOTE HIGH-TECH

A Mercedes-Benz divulga imagens e informações completas da "nova" geração do quadradão Classe G, que chega aos 33 anos de existência. Por fora, só pequenas mudanças nos para-choques, retrovisores, grade frontal e nos faróis, que ganharam luzes de LED. Por dentro, destaque para a nova tela que exibe as imagens do sistema de navegação e de entretenimento. A versão topo de linha G55 AMG foi substituída pela G63 AMG, que tem motor V8 5.5 twim-turbo (o mesmo da CLS 63 AMG), que gera 551cv de potência e 77,5kgfm de torque. Com a ajuda do sistema Start/Stop, que desliga o motor durante as paradas, os níveis de consumo e de emissões também foram reduzidos: de 372g/km de CO2 para 322g/km e de 7,5km/l para 8,6km/l, respectivamente. A versão G350 Blue Tec continua com o motor V6 3.0, que gera 214cv de potência e 55,1kgfm de torque. O Classe G tem linhas bem ultrapassadas, mas pode ser equipado opcionalmente com quase todas as tecnologias de ponta da marca alemã. O G63AMG chega ao Brasil este ano.

PURO-SANGUE

A Ford quer transformar o Mustang em um modelo global. Para atingir essa meta, a marca do oval azul está adequando a próxima geração do esportivo às exigências da legislação europeia para a segurança dos pedestres. Especula-se que o novo puro-sangue já esteja sendo preparado (versão híbrida, suspensão traseira independente e uma nova filosofia de design) para ser vendido em mercados como o do Reino Unido, australiano e japonês.

BESOURO AO VENTO

A principal atração da Volkswagen para o Salão de Pequim, que abre as portas à imprensa dia 23 e ao público dia 27 e termina em 2 de maio, será o modelo conversível do New Beetle. Embora apareça na mostra chinesa como conceito e com o nome de E-Bugster, o carro já incorpora as linhas do modelo de produção, que chega ao mercado no segundo semestre.

4C PELA MASERATI


A produção do novo cupê esportivo da Alfa Romeo, o 4C, ficará a cargo da Maserati, marca também pertencente ao Grupo Fiat. O modelo, que será fundamental na estratégia da Alfa para retornar ao mercado norte-americano, começa a “sair do forno” (na fábrica de Modena, na Itália) em maio de 2013, ao ritmo de 2.500 unidades por ano.