UAI

Rapidinhas - 15/08/2007

Publicidade
Foto:

Lançamento - 911 Cabriolet à venda no Brasil

A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche no Brasil, já aceita encomendas para o novo modelo 911 Turbo Cabriolet (foto), que será lançado no mercado europeu em outubro e que chega ao Brasil em dezembro. O esportivo tem motor boxer V6 3.6 (com turbina de geometria variável), que gera 480cv de potência e 63,2kgfm de torque; capota retrátil, que leva 20 segundos para abrir ou fechar; faróis bi-xenônio; rodas de alumínio de 18 polegadas; controle de estabilidade; suspensão ativa; seis airbags; e protetores antivácuo (na altura dos apoios de cabeça). O 911 Turbo Cabriolet acelera de 0 a 100km/h em 4 segundos e chega a 310km/h de velocidade máxima. Preço: US$ 388 mil (cerca de R$ 755 mil).

Dentro do carro
De acordo com pesquisa feita na Inglaterra, o automóvel está se transformando em local de tomada de decisões da família. O estudo revela que, dentro do carro, 43% decidiram mudar de casa; 23% resolveram se casar; e 12% tomaram a decisão de ter um filho; 64% discutiram sobre o local onde passar as próximas férias; 48% sobre a compra do carro novo; 41% sobre a decoração da casa; e 25% sobre o fim de um relacionamento. A justificativa dos entrevistados para as conversas dentro dos veículos é a falta de tempo.

Volvo
Para encarar a forte concorrência, a montadora sueca, controlada pelo Grupo Ford, vai fazer algumas mudanças: transformar o S40 em hatch de cinco portas, que competiria com Audi A3 e BMW Série 1; sofisticar o S60, que, além de nova plataforma (maior distância entre-eixos) e design, ganhará tecnologia do S80 e do Ford Mondeo, como motores de cinco cilindros a gasolina e a diesel e propulsor 1.6 de alta performance; e desenvolver dois novos utilitários-esportivos (o XC60 e XC30).

Tecnologia verde
Nissan desenvolve nova tecnologia para reduzir emissões de poluentes de seus motores a diesel. O novo sistema atua ao mesmo tempo com combustão cinética modulada, catalisadores de alta performance e gerenciador de controle de emissão do motor.

Recall
A Ford convoca recall para Explorer 1998 a 2001, para instalação de um chicote adicional no circuito de desativação do controle de velocidade (piloto automático). Foi constatada possibilidade de infiltração do fluido de freio pela região interna do interruptor de desativação do sistema, podendo acarretar corrosão e superaquecimento nos terminais, com risco de incêndio. Os reparos tiveram início segunda-feira. Informações nas concessionárias ou pelo número 0800 703 3673 ou www.ford.com.br.

BlueMotion

A Volkswagen aproveita o Salão de Frankfurt, de 13 a 23 de setembro, para apresentar a versão com tecnologia BlueMotion do Golf (foto). O sistema reduz o consumo de diesel (para 4,54 litros a cada 100 quilômetros) e as emissões de CO2 (para 119g/km). Rodas e pneus foram desenvolvidos para ter baixa resistência e favorecer a redução do consumo.

Embreagem
Semana que vem terminam os primeiros 120 dias destinados a recall dos caminhões C-2622e 06/07 (chassis de 6BB59031 a 7BB85749) e C-2628e 06/07 (de 6BB59033 a 7BB86099) para substituição dos parafusos de fixação da carcaça da embreagem à carcaça do volante do motor e do chicote da bateria. Há risco de soltura dos parafusos e conseqüentemente do chicote da bateria. Isso pode ocasionar desligamento do motor, provocando acidente. Quem ainda não compareceu ao chamado deve procurar a concessionária mais próxima.

Curso
O Centro Automotivo do Senai oferece curso de sonorização automotiva, de 60 horas/aula, com o objetivo de capacitar profissionais para instalação de som, fazer cálculos de cabeamento, reconhecer equipamentos usados no sistema de som automotivo, instalar e regular componentes do som. O único pré-requisito é ter concluído a sexta série do ensino fundamental. Será realizado de 27 deste mês a 18 de setembro, das 18h45 às 22h30. Informações e inscrições: (31) 3482-5235/5246 ou centroautomotivo@fiemg.com.br. O endereço é Rua Santo Agostinho, 1.717, Horto, Belo Horizonte – MG.

Turbo X
A grande atração da montadora Saab para o Salão de Frankfurt será a edição limitada do sedã 9-3 para comemorar os 30 anos do lançamento do seu primeiro carro com motor turbo. Denominada de Turbo X, ela tem motor turbo de 280cv e visual semelhante aos antigos ‘Black Turbo’ (pintura preta da carroceria), da década de 80.

Novo Aveo
O sedã compacto da Chevrolet ganha modelo hatch, que será apresentado no Salão de Frankfurt, e vendido na Europa a partir de março do ano que vem, quando sucederá ao Kalos. O modelo manterá o nome e as linhas dianteiras do Aveo e terá mais uma opção de motor (o novo 1.2, de 85cv), além do atual 1.4 (de 99cv).

Punto quente
Enquanto a Fiat lança no Brasil o Punto, na Itália, o modelo (que se chama Grande Punto) ganha uma versão mais quente, com motor 1.4 turbo, bancos esportivos, rodas de 17 polegadas, que acelera até 100 km/h em apenas 8,9 segundos.

Sob o sol
Percorrer o mundo em um carro solar. Esse é o objetivo do húngaro Louis Palmer, que saiu de Lucerne, na Suíça, dia 3 de julho, e pretende percorrer 14 mil quilômetros, passando por 40 países dos cinco continentes, durante 14 meses. O veículo, denominado Solartaxi, tem cinco metros de comprimento e puxa um reboque de 6 metros quadrados, com células solares, que produzem eletricidade suficiente para rodar 100 quilômetros por dia.

Suzuki
A montadora japonesa divulga esboço do seu novo modelo, o Kizashi, que será apresentado no Salão de Frankfurt. A Suzuki não informa, mas, baseado no desenho, o carro parece um sedã grande. A outra novidade para a mostra alemã é o compacto Splash, que começa a ser vendido no início do ano que vem. Com 3,7 metros de comprimento, o carrinho tem três opções de motor, sendo duas a gasolina (1.0, de 65cv; e 1.2, de 86cv) e uma a diesel (1.3, de 75cv).

Bomba no chinês
O Amulet, produzido pela Chery, não passou pelo teste de impacto realizado pelo clube de automobilistas alemães (Adac) de acordo com as normas do instituto europeu Euro NCAP, no qual o veículo se choca contra uma barreira a 64km/h. O modelo, que é um dos mais vendidos na Rússia, teve a dianteira totalmente deformada, projetando o painel e a roda esquerda para o habitáculo.