Nova Frontier
A Nissan confirmou que a nova picape chega em novembro, importada da Tailândia, como quarto lançamento do Plano Shift-Mercosul, que prevê ainda mais dois novos produtos até 2009. Derivada da Pathfinder (a frente inclusive é a mesma), a nova Frontier será vendida na versão SEL.
Civic 2008
Em time que está ganhando não se mexe. Por isso, a Honda não promoveu alteração na linha Civic para 2008. Até a oferta de equipamentos e de versões foi mantida.
Mudança de nome
A DaimlerChrysler mudou o nome para Daimler AG, sendo que a divisão de veículos de passeio continua usando o nome Mercedes-Benz Cars. No Brasil, passará a ser denominada Mercedes-Benz do Brasil.
Plano da Audi
Montadora alemã vai investir 10 bilhões de euros, nos próximos cinco anos, para desenvolver novos modelos. Alguns ainda não foram revelados, mas já estão certos o Q3, o cupê A7 e um utilitário-esportivo baseado na plataforma do Golf.
Antes do fim
A Ford vai lançar edição limitada (em 1,5 mil unidades) do Fiesta, antes que da mudança radical no modelo, que ganhará carroceria inspirada no conceito Verve, apresentado no Salão de Frankfurt deste ano. Denominada Black Magic, a série tem duas opções de motor (1.2, de 70 cv; e 1.6, de 80 cv), pintura especial (Panther Black), pára-choque diferenciado, faróis de neblina e rodas de 16 polegadas.
Honda em Tóquio
O estande da marca no Salão de Tóquio, que começa dia 27, vai apresentar dois conceitos: o CR-Z (Compact Renaissance Zero), com teto solar panorâmico, iluminação por LEDs e rodas de 19 polegadas, que mostra como será a próxima geração de esportivos de baixo peso da marca; e o Puyo, um minicarro que tem carroceria de 'gel'; e que brilha no escuro.
Impreza WRX STI
Finalmente, a Subaru mostra a imagem completa do novo Impreza WRX STI, que será apresentado no Salão de Tóquio. Baseado no hatch de rua, o modelo tem kit aerodinâmico de competição (novas entradas de ar, faróis de neblina integrados), maior entre-eixos, motor 2.0 boxer mais potente (de 304 cv), tração nas quatro rodas e câmbio manual de seis marchas.
Pára o ladrão
A GM apresenta tecnologia que, por meio de sistema de monitoramento via satélite (da marca OnStar) permite reduzir a velocidade do carro roubado até ele parar. O novo equipamento será testado em 20 modelos até 2009.
Ecológico para a China
Produzido em Pitesti, na Romênia, um Renault Logan fabricado com 8,3% de material plástico e 95% de massa reciclável vai disputar o desafio Bibendum Michelin, em novembro, em Xangai, na China. O carro tem motor 1.5 dCi, que gera 85cv de potência e pode ser abastecido com 30% de biodiesel. O conceito-ecológico recebeu ajustes nos pistãos e sistema de injeção, detalhes aerodinâmicos para reduzir o atrito e alternador que controla a carga da bateria da forma mais exata possível. Com isso, o consumo do sedã é de 25,6 km/l.
Três em um
A Suzuki apresentará no Salão de Tóquio, que começa dia 27, um conceito que funde utilitário e picape, com características dos off-roads Jimny e Vitara. A idéia é que as traseiras sejam acopláveis, permitindo três configurações: uma com espaço para os adultos dormirem (Camper), outra para uso urbano (Fashion) e a última para resgates de emergência (Rescue).
Sensor defeituoso
A Peugeot está trocando o sensor de temperatura de algumas unidades dos modelos 307 Presence e 206 hatch e SW, todos com motor 1.6. Foi verificada uma falha na peça que, em alguns casos, acusa superaquecimento que não existe. Conforme a montadora, não se trata de recall porque o defeito não traz risco à segurança. Mas os proprietários daqueles veículos cujo painel indicar superaquecimento devem levar o carro à concessionária autorizada, que fará uma análise e trocará a peça, se for diagnosticado o defeito, sem custo (mesmo que o veículo já esteja fora do período de garantia). Mas, como nem todas as unidades a partir do ano/modelo 06/07 têm o problema, é preciso ter cuidado com a indicação no painel, já que pode se tratar de superaquecimento real.
Otimismo
O grupo Caoa importa os veículos Hyundai e tem fábrica no Brasil (Anápolis-GO) que, por enquanto, só monta o pequeno caminhão HR. Mas tem planos para produzir aqui outros modelos da marca coreana, inclusive automóveis e SUV's. E está otimista em relação ao mercado pois só em BH ela deverá ter quatro concessionários, um em operação (Pacific) e outros três grupos já nomeados: Caltabiano, Lider (Recreio) e Otobai./Saitama.
Sindirepa-MG
O Sindicato abriu inscrições para os cursos técnicos de injeção eletrônica (VW-MI, Motronic MP9.0 e Magneti Marelli 1AW 1A) e distribuição motora de veículos Nacionais, e para o curso gerencial de desenvolvimento de equipes. Os cursos serão ministrados no Centro Automotivo do Senai, no Horto, e no Centro Gerencial do Sebrae, no Barro Preto. Informações: (31) 3282-8655/1417.
Pneus inservíveis
Com 91 centros de coleta, Minas Gerais é líder no ranking nacional de destinação de pneus inservíveis. Os pontos de coleta fazem parte do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, criado pela Anip.