Kia Cerato - Grande novidade é o motor
Já está à venda nas concessionárias Kia o novo sedã Cerato, que ganhou pequenas alterações no visual, que passam completamente despercebidas, tanto do lado de fora quanto de dentro: farol de neblina com máscara negra, luz de freio integrada ao vidro traseiro, tomada de energia no console central do assoalho e limpadores do pára-brisa com jatos múltiplos. A grande novidade está sob o capô: o novo motor 1.6 16V, que desenvolve 121cv de potência máxima a 6.200rpm e torque máximo de 15,6kgfm a 4.200rpm. O propulsor tem construção moderna, com bloco e cabeçote em alumínio, coletor de admissão de plástico, coletor de escape em aço inox, transmissão por corrente e comando de válvula com variação contínua (CVVT). O câmbio é manual de cinco marchas. O Cerato é equipado, de série, com airbag duplo frontal, ar-condicionado, CD Player (com MP3) e direção hidráulica. Preço: R$ 49,9 mil. A garantia é de cinco anos sem limite de quilometragem.
Minicargo
Esse é o nome do novo furgão que a Fiat, em parceria com a Tofas e a PSA (Peugeot/Citroën), desenvolve na Turquia. Baseado na plataforma do Panda, o modelo terá três opções de motor (1.2 8V, de 65cv, e 1.4 8V, de 80cv, a gasolina; e 1.3 16V, a diesel), tração dianteira e, depois, versão com tração nas quatro rodas. Também está sendo projetada uma versão multiuso para passageiros e uma picape. O Minicargo começa a ser produzido em novembro.
Brinquedo bacana
Para homenagear um dos modelos mais famosos da história do automobilismo, a Audi fabrica réplica em tamanho reduzido (em escala 1:2) do Auto Union Type C. Movido a pedal, o brinquedo tem carroceria e chassi em alumínio, banco em couro feito à mão, freios a disco com comando hidráulico, câmbio de sete marchas e rodas raiadas. Serão produzidas apenas 999 unidades, que poderão ser importadas pelo representante da marca em cada país. Informações: 0800 149 149.
Chrysler
Depois de ser comprada pelo grupo de investimentos Cerberus, a Chrysler volta usar como símbolo a estrela de cinco pontas, que a empresa adotava desde 1962 e que deixou de usar quando se uniu à Mercedes-Benz, em 1998. A nova empresa também já tem seu novo chefe executivo: Bob Nardelli , que atualmente é presidente da companhia americana Home Depot, especializada em materiais de construção. O atual CEO, Tom LaSorda, continua na empresa como vice-presidente.
Perua chique
O estande da Cadillac, marca do Grupo GM, no Salão de Frankfurt, de 13 a 23 de setembro, terá como principal estrela a perua BLS (foto) , que terá duas novas opções de motor (2.0 flex, que pode rodar com etanol E85, com 15% de gasolina; e um 1.9 turbodiesel, com injeção direta do tipo common rail), duas de câmbio (manual, de seis marchas, ou automática, de cinco). No porta-malas cabem 419 litros. O modelo é a aposta da marca para o mercado europeu, no qual começa a ser vendida em novembro.
Fiat na China
A montadora italiana fez uma joint venture com a chinesa Chery, para a fabricação de motores e para a distribuição, naquele país, das marcas Fiat e Alfa Romeo.
Erramos
Na matéria do Novo Omega, edição de sábado, faltaram na ficha técnica dados de desempenho. A velocidade máxima é de 229km/h e aceleração até 100km/h é feita em 8,1 segundos.
30 anos
A preparadora alemã Brabus completa 30 anos em setembro. Para comemorar a data, a empresa prepara novidade para o Salão de Frankfurt, de 13 a 23 de setembro. Só se sabe que o modelo terá motor V12 sob o capô.
Pedestres
A Nissan desenvolveu tecnologia para minimizar os impactos em atropelamentos de pedestres. Trata-se de sistema de abertura automática do capô, que cria mais espaço entre o pedestre e o motor, para reduzir os ferimentos na cabeça, evitando a colisão com objetos mais resistentes.
Bentley
A grande estrela da inglesa Bentley, controlada pelo grupo Volkswagen, no Salão de Frankfurt, será o Continental GT Speed. O carro tem motor W12 6.0 (de 600cv), tração integral, acelera até 100km/h em 4,5 segundos e atinge 326km/h de velocidade máxima.
Sete anos
Os prazos de financiamento para veículos estão cada vez maiores. Agora, a Ford oferece financiamento em 84 meses. A estratégia da marca prevê ainda entrada a partir de R$ 1 mil, o pagamento da primeira parcela para dezembro (120 dias de carência) e, o restante, financiado em sete anos.
Mais ecológico
A partir desta semana, todos os modelos Mini (produzidos atualmente pelo grupo BMW) saem de fábrica com novidades ecológicas, que reduzem o consumo e emissões de CO2: Brake Energy Regeneration, que aproveita a energia acumulada durante as frenagens; Auto Start/Stop, que desliga o motor durante as paradas mais longas; e Shif Point Display, que indica o momento adequado de trocar as marchas.