Touareg bravo
A Volkswagen vai apresentar no Salão da Austrália, que começa na semana que vem, uma versão de alta-performance do seu novo utilitário-esportivo. A montadora ainda não revelou detalhes da nova versão, mas a Touareg R50 terá motor V10 TDI, com potência bem superior à do modelo normal.
Recall
A Mitsubishi convoca proprietários da picape L200 Outdoor 2006 e 2007, com numeração de chassis, não seqüencial, de 24634 a 28847. Devem ser substituídas as rodas porque houve falha no seu dimensionamento, por parte do fornecedor Alujet Industrial e Comercial. Há possibilidade de trinca e quebra, com risco de perda de controle do veículo e acidente sério. Os reparos terão início terça-feira. Informações na rede de concessionárias, pelo número 0800 7020404 ou pelo site www.mitsubishimotors.com.br.
Um Gol de vantagem
A disputa entre Fiat Palio e VW Gol pela liderança do mercado chegou ao cúmulo em setembro. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 18.605 unidades do Gol em todo o Brasil, contra 18.604 do Palio. Em agosto, o modelo da Fiat levou a melhor sobre o da Volkswagen, com 22.357 contra 19.975. Com 26,03%, a Fiat continua sendo a maior vendedora. A VW tem 23,03% do mercado. Na seqüência, General Motors (21,48%) e Ford (10,76%).
Dança das cadeiras
Jaime Ardila, que exercia as funções de vice-presidente e chefe financeiro da General Motors Latin America, ocupará a vaga de Ray Young na presidência da GM no Brasil. Ardila é colombiano e trabalhou em cargos executivos na Europa e México, além de ter sido presidente das operações no Equador, Colômbia e Argentina. Young passa a vice-presidente de finanças da GM Coroporation, em Detroit, sede da matriz, nos Estados Unidos.
Caranguejo japonês
Se ainda não foi possível reinventar a roda, a Nissan eliminou, pelo menos, a marcha a ré. Para isso, desenvolveu um sistema que permite que a cabine do carro-conceito, que será a principal atração da marca, gire 360°. O Pivo 2 está em sua segunda geração, como conceito, pois a primeira foi apresentada no mesmo salão, há dois anos. Além da cabine que gira, as rodas viram 90° e permitem que o modelo ande de lado. Outras bossas do japonês são um minirrobô bilíngüe, que conversa com o motorista (em japonês ou inglês) e fala sobre funções básicas do veículo e até sobre a localização do estacionamento próximo. Combustível: baterias compactas de íons de lítio. Até o Salão de Tóquio, que começa dia 27, o veículo está exposto na Nissan Ginza Gallery, na capital japonesa.
Leilão de raridade
A edição 2008 do leilão de carros antigos Barrett-Jackson, que será realizada de 12 a 20 de janeiro, em Scottsdale, no Arizona, nos EUA, reserva um exemplar raríssimo: um Corvette desenhado pelo famoso estúdio italiano Pininfarina. O Corvette Pininfarina Rondine Coupe, de 1963, tem carroceria em fibra de vidro e motor V8 5.4, de 304 cv.
Trava
Este é o segundo recall da Mitsubishi, que envolve problemas nas rodas da L200. Desde maio, está em vigor chamado para verificação do parafuso da trava do cubo de roda das L200 Outdoor e GL (chassis de 29950 a 32527) e Pajero Sport gasolina (de 4429 a 5180) e diesel (de 3973 a 5297). Pode haver soltura da trava, folga no cubo dianteiro, ruído metálico e até perda de controle do veículo.
Mais 7 cv no Q7
A versão 3.0 de seis cilindros TDI do Audi Q7 conta com um novo sistema de injeção commom rail e injetores de alta pressão. O novo motor do Q7 desenvolve 240 cv (7 cv a mais do que o anterior) e 56,06 kgfm de torque, com mais de 90% disponíveis entre 1.500 e 3.250 rpm.
Rainha em casa
A Audi foi escolhida, em eleição promovida pela revista Auto Zeitung, como a melhor marca entre as 48 presentes na Alemanha. A marca das quatro argolas foi a melhor em sete dos 20 itens analisados por cerca de 30 mil leitores da publicação. Ficou em segundo lugar em outros cinco critérios e em terceiro em outras duas categorias. É a quarta vez consecutiva que a Audi conquista o primeiro lugar geral.
Invasão chinesa
A organização do Salão de Detroit, que acontece em janeiro, confirmou a presença de cinco marcas chinesas na mostra, que ocorre na meca do automobilismo ocidental: Geely International, Changfeng, Motor Group, Byd Motor Co. China America Cooperativa Automotive e Li Shi Guang Ming Auto. Só Geely e Chanfeng debutaram na última edição do salão. Apesar de não desejarem exportar para os EUA, o salão coloca os chineses, mais uma vez, em uma vitrine mundial.