Conceito - Grande Punto com pimenta
A Fiat já havia apresentado no Salão de Genebra, em março, o Grande Punto Abarth S2000, versão esportiva equipada com motor 1.4 turbo, de 150hp de potência. Mas a montadora italiana achou pouco e resolveu mostrar no Salão de Frankfurt, na Alemanha, a partir de quinta-feira que vem, o conceito Grande Punto Abarth SS, versão ainda mais apimentada, que tem o mesmo propulsor 1.4 turbo, porém com 180hp de potência.
Além de ser mais bravo, o conceito tem um kit que torna sua carroceria mais esportiva, com pára-choques robustos, spoiler, rodas de desenho côncavo e o logotipo Abarth Scorpion nas laterais. Os elementos empregados no Grande Punto Abarth devem servir de referência para a versão esportiva do Punto, que a Fiat vai comercializar no Brasil em março. O modelo terá o mesmo motor 1.4 turbo, de 150hp.
Laguna ecológico
Uma das principais virtudes do novo Renault Laguna, que será mostrado no Salão de Frankfurt, é a baixa emissão de CO2 (apenas 130g/km) e o consumo reduzido (de 20,4km/l) da versão equipada com motor a diesel dCi, que desenvolve 111cv.
Fit remodelado
Circulam na internet fotos de revista japonesa, mostrando como será a segunda geração do Honda Fit, que, de acordo com a publicação, terá mudanças estéticas significativas. Na frente, os faróis ganharam novos recortes; e a tampa do capô, a grade e os pára-choques são novos. O novo Fit deve ser apresentado no Salão de Tóquio, em outubro.
Utilitário
A Ford divulgou as primeiras fotos do Kuga (acima), utilitário-esportivo compacto de cinco lugares que compartilha alguns componentes com o Focus e a C-Max, e deve usar a mesma plataforma do novo Fiesta. Por esse motivo, é provável que esse modelo inspire as linhas da nova geração do EcoSport, que estará à venda no mercado brasileiro em 2010. O Kuga terá tração dianteira ou integral e duas opções de motores 2.0, sendo o Duratec, que equipa o Mondeo, e outra a diesel, de 136cv. O modelo feito na fábrica da Ford, em Saarlouis, na Alemanha, será lançado na Europa em 2008.
Compacto
A Fiat também está de olho na questão ambiental e, para provar isso, vai mostrar, no Salão do Automóvel de Frankfurt, o conceito Panda Ária. O compacto emite apenas 69g de CO2 a cada quilômetro rodado com seu motor turboalimentado de 900cm³ e 80cv, alimentado com álcool ou metano hidrogênio. Além disso, o modelo conta com sistema Stop&Start, que desliga temporariamente o motor, quando o carro está parado, reduzindo em até 10% o consumo de combustível.
Fora poluentes
O Reino Unido pretende dar exemplo, ao criar uma lei para que todos os carros movidos a gasolina sejam banidos até 2040. A preocupação do governo britânico é reduzir em 60% as emissões de CO2 na atmosfera. A idéia é incentivar o desenvolvimento de combustíveis alternativos, como células a hidrogênio e eletricidade. Resta esperar que outros governos sigam o exemplo.
Novo Mondeo
Além da mudança no design, o sedã da Ford terá novo motor 2.3 (a gasolina), transmissão automática de seis velocidades e sistema de suspensão ativa IVDC (interactive vehicle dynamic control), que permite ajustá-la em três modos: normal, esportivo e confortável.
Recorde
A Toyota tem planos ambiciosos para o futuro próximo. Na disputa pela liderança do mercado mundial de automóveis, a montadora anunciou que pretende bater o recorde de 10 milhões de unidades produzidas em 2009. As projeções da marca japonesa apontam para um crescimento de 18% em relação a 2006, chegando a 10,4 milhões de veículos vendidos no mundo. A Toyota tem a China como um de seus principais mercados, mas também alcança boa participação nos Estados Unidos e Europa, em que modelos como o híbrido Prius e o RAV4 registram expressivos volumes de vendas.
Nissan Micra
Para mostrar como serão as linhas de seu próximo compacto, a Nissan vai apresentar, no Salão de Frankfurt, o conceito Micra Colour. Além de antecipar alguns elementos da reestilização, o conceito terá pintura especial, que parece líquida, ao toque.
Nova geração
A Subaru já apresentou a nova geração do Impreza, nas carrocerias hatchback e sedã, ambas de quatro portas. A apresentação oficial será no Salão de Frankfurt e as vendas serão iniciadas na Europa até o fim do ano. Com visual novo, o Impreza hatch mede 4,41m de comprimento e tem 2,62m de distância entre-eixos, sendo maior que o VW Golf e o Renault Mégane. O porta-malas tem 538 litros, maior do que o de qualquer sedã vendido no Brasil. As opções de motores são: 1.5 de 107cv e 2.0 de 150cv. Mas, num futuro próximo, a Subaru pretende usar motores mais potentes, como o 2.5 turbinado de 230cv, que deverá equipar a versão WRX.