Lancer Evolution X
A Mitsubishi lança, finalmente, a décima geração do Lancer Evolution X, que passou por profundas mudanças, ficando mais comprido, com maior entre-eixos, e mais leve, devido ao uso de alumínio no motor (12 kg a menos) e na carroceria. O motor 2.0 tem a mesma potência (283 cv), mas ganhou mais torque (43,0 kgfm). A saliência no capô do motor ficou 20 mm menor. A tração é integral e o câmbio é manual, de cinco marchas.
Rádio
A Volkswagen está incluindo novos equipamentos de som, da marca Clarion, nos pacotes opcionais para os modelos Fox, CrossFox, Polo e Golf. Os modelos de CD Player vêm com entrada USB, Aux-in, além de novo design. Os pacotes opcionais incluem volante multifuncional, alto-falantes e airbag duplo. Por exemplo, o CD Player Double Din para Polo e Golf custa R$ 840.
Fim da parceria
BMW e PSA Peugeot Citroën não vão mais desenvolver motores juntas. A parceria entre as marcas foi responsável pela criação de propulsores 1.4 e 1.6, que equipam a nova geração de compactos da Mini, Peugeot e Citroën.
Sigilo com glitter
Um jogador de futebol, que não teve a identidade revelada, pediu a preparadora Gemballa para tunar um Porsche Carrera GT. O automóvel, que teve a produção encerrada em maio do ano passado, recebeu pintura especial preta com glitter e detalhes dourados nos retrovisores de fibra de carbono, nos aros das rodas, nos canhões dos faróis e na tomada de ar do teto. O esportivo, que recebeu o nome de Mirage GT, também teve o gerenciamento eletrônico otimizado, elevando a potência de 612 cv para 672 cv e mais 2 kgmf de torque, chegando a 62,2 kgfm. O curioso é saber que com toda essa parafernália, que ainda inclui novas entradas de ar, um spoiler dianteiro e uma espécie de flap na traseira para auxiliar a frenagem, o jogador de futebol quer ser discreto.
Bela fera
A reestilização nos pára-choques, na grade dianteira e nas laterais do Jaguar XJ versão 2008 surtiu efeito, além do aspecto mais esportivo, pois deu ao modelo o título de carro mais bonito, na categoria sedãs de luxo, concedido pela revista alemã Auto Motor und Sport. Cerca de 16 mil eleitores participaram da votação.
Vento do leste
A vedete da Mazda no Salão de Tóquio, que começa no dia 24, será um conceito inspirado no vento. O Taiki faz parte do conceito “Flux”, inspirado no fluxo de correntes de ar. Tem motor frontal Renesis rotativo de 16 velocidades e comporta dois ocupantes. O conceito será exibido em Tóquio ao lado dos protótipos Nagare, Ryuga e Hazake, da mesma família, além do novo Mazda Premacy Hydrogen RE Hybrid.
Contramão
Enquanto VW e Fiat criam pacotes de segurança mais atraentes, buscando incentivar o consumidor a comprar freios ABS e airbags, a Ford deixa de oferecer os equipamentos com fartura para o médio Focus. No modelo equipado com motor 1.6, só é possível adquirir airbags na versão topo de linha. Freios ABS, nem pensar! No 2.0, há airbags na versão GLX, com câmbio manual ou automático. Mas freios ABS só na Ghia, que custa a partir de R$ 60 mil (manual) ou de R$ 62 mil (automática), preços de mercado.
Câmbio automático
Além do novo motor 1.6, de 121 cv, e de pequenas mudanças (quase imperceptíveis) no visual, o novo Kia Cerato ganha opção de câmbio automático seqüencial.
Pagou, passou
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio da portaria 54, revogou a autonomia que os Detrans tinham para estabelecer a exigência ou não de prova para quem realiza o curso de atualização para renovação de carteira. Pela Resolução 168/04, os motoristas habilitados antes de 1998 (em Minas Gerais a situação é válida para quem se habilitou antes de 1º de janeiro de 1994) precisam comprovar conhecimentos em direção defensiva e primeiros socorros para renovar a carteira. A prova, entretanto, deixa de ser obrigatória, caso o motorista comprove realização de curso com carga horária de 15 horas, tendo 100% de presença. A opção é do motorista: estudar sozinho e fazer a prova ou pagar um curso.
Na Bélgica...
Em Ghent, distante 60 quilômetros de Bruxelas, capital da Bélgica, a Volvo inaugurou a primeira fábrica livre de emissões de CO2. A fábrica tem 30 anos, mas passou por grande reformulação para alcançar o patamar de isenta de emissões. A Volvo instalou três turbinas eólicas no local, que geram metade da energia necessária para a planta. O restante é fornecido na forma de eletricidade "verde", com certificação da empresa belga de energia Electrable. Foram colocadas janelas no teto para aumentar a iluminação natural, pisos e paredes foram pintados de cores claras.