Suzuki Kizashi - Novo sedã médio japonês
Montadora japonesa revelou o novo sedã médio Kizashi, com o qual pretende fazer frente a concorrentes como Toyota Corolla e Honda Civic. O modelo Suzuki não tem no visual o seu principal atrativo, pois falta ousadia. Tem faróis alongados, lanternas traseiras que invadem as laterais e rodas de 18 polegadas. No interior, bancos esportivos com revestimento em couro e aquecimento, além de sistema multimídia integrado com entrada para iPod e conectividade Bluetooth. O sedã tem entre-eixos de 2,71m, que resulta em amplo espaço interno. O motor é 2.4 de quatro cilindros DOHC, mas a montadora não revelou a potência. O Kizashi pode vir equipado com câmbio manual de seis velocidades ou automático CVT. Entre os itens de segurança, oito airbags, controle eletrônico de estabilidade, ABS, sistema de distribuição eletrônica de força de frenagem nas quatro rodas e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Para valer
Marcada para 21 de setembro a apresentação oficial do Fiat 500 nas concessionárias da marca, evento denominado internamente como open door. A princípio, a Fiat importará 1 mil unidades do pequenino, com motor 1.4 16V, de 100cv, apenas na versão topo de linha. O objetivo é mostrar que a fábrica do Brasil pode atuar em um segmento superior, de nicho. Calcula-se que o veículo deve custar em torno de R$ 70 mil, o que significam cerca de R$ 10 mil acima do smart fortwo, que visa o mesmo público e é comercializado em São Paulo desde abril. O 500 também será comercializado nos EUA e, lá, usará o motor brasileiro Tritec 1.6 16V, já em testes nas estradas tupiniquins.
Para poucos
A Lamborghini está lançando uma versão conversível do Reventon, da qual serão produzidas apenas 20 unidades. O roadster foi apresentado para um seleto grupo de clientes e alguns já manifestaram interesse em comprar as primeiras unidades. Mas, para isso, tiveram que adiantar parte do valor estipulado para o carro, cerca de R$ 2,2 milhões.
No comando
A Goodyear tem novo gerente regional em Minas Gerais. É Augusto César Oliveira, que está na empresa há 27 anos, tendo passado por regionais no Norte e Nordeste do país. Augusto chega trazendo novas ideias para o mercado de pneus em Minas, proporcionando maior apoio aos revendedores da marca.
Hora da loba
Programada para o início de 2010 a chegada da picape média da Volkswagen, que terá o nome de Amarok (palavra que significa lobo entre esquimós do Norte do Canadá). A picape foi apresentada pela primeira vez em setembro do ano passado, no Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover (Alemanha) e, logo em seguida, no Salão Internacional de São Paulo, como conceito SAR (Search and Rescue/busca e salvamento), e será produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina. E até o fim deste terceiro trimestre, a Peugeot deve apresentar sua picape pequena, derivada do compacto 207.
Oportunidade
Estão abertas as inscrições para o programa de trainee 2010 da Robert Bosch, que oferece 11 vagas para atuação nas fábricas da empresa em Campinas. Os candidatos devem ser formados ou estarem cursando o último ano do ensino superior nos cursos de engenharia mecânica/mecatrônica, engenharia elétrica/eletrônica, engenharia de produção, administração, e administração com ênfase em logística ou comércio exterior. Pede-se ainda fluência no idioma inglês. As inscrições podem ser feitas no site da Bosch até o dia 31.
Motores
A PSA Peugeot Citroën inaugurou ontem a sua Unidade de Usinagem de Motores em Porto Real (RJ), na qual foram investidos R$ 91 milhões. Lá já estão sendo produzidos blocos e cabeçotes para motores 1.6 flex e a gasolina. Os componentes vão atender a produção da fábrica brasileira de motores da PSA, que também fica no Centro de Produção de Porto Real. Serão usados nos motores que equipam os modelos Citroën C3 e Xsara Picasso e Peugeot 207, 207 SW e 207 Passion. Os propulsores também serão exportados para a Argentina, onde equipam os Peugeot 307 e 307 Sedan e os Citroën C4 e C4 Pallas. As linhas de usinagem têm capacidade total para produzir 100 mil blocos de ferro fundido e 80 mil cabeçotes de alumínio.