UAI

Rapidinhas - 01/08/2007

Publicidade
Foto:


Lazer integrado
Junto com as primeiras fotos oficiais do Punto (foto ao lado), a Fiat revelou detalhes sobre uma das principais novidades do modelo, que chega às revendas na segunda metade do mês. Trata-se do sistema Blue&Me, um equipamento que permite o uso do telefone celular, pela tecnologia sem fios bluetooth, incluindo a possibilidade de ouvir as mensagens de texto recebidas e consultar a agenda do telefone. É possível fazer ligações por comando de voz, mesmo que o celular não tenha a função, pois o Blue&Me reconhece o nome falado pelo motorista e traduz o comando para o telefone.

O sistema também é integrado com o sistema de som do carro, permitindo a reprodução de CDs de áudio ou arquivos em mp3, tanto conectando o reprodutor quanto simplesmente acoplando um pen drive na porta USB, que fica no porta-luvas do carro (detalhe). Até novembro, a Fiat vai lançar um carro por mês. Na lista estão o Siena e Palio Weekend, Stilo reestilizado com câmbio automático e o sedã médio Linea.

Médio
A Citroën aposta alto no sedã médio C4 Pallas, que custa a partir de R$ 64.990. A rede já aceita encomendas, mas as primeiras unidades só serão entregues em setembro. O objetivo é vender de 2 mil a 3 mil modelos por mês, o que o colocaria na briga pelas primeiras posições do segmento. Até o fim do ano, a Citroën espera crescer em 50% sua participação de mercado. A meta é comercializar 52 mil carros em 2007.

Esportivo
Brigando pela atenção da imprensa e do público, as montadoras não param de mostrar as novidades que serão apresentadas no Salão de Frankfurt, em setembro. A Peugeot, por exemplo, marca presença com conceito baseado no médio 308. O RC Z é um cupê esportivo que tem como destaque o teto feito em vidro e o uso de materiais avançados para reduzir o peso. O motor é 1.6 de 175cv e, de acordo com o fabricante, a velocidade máxima chega aos 235km/h. Parece um daqueles conceitos prontos para ir para a linha de produção.

Mais querido
De acordo com o site americano GayWheels, especializado em produtos e serviços automotivos para o público GLS, o Toyota Yaris é o carro mais popular entre a comunidade homossexual. O compacto foi o carro mais pesquisado na página durante o segundo trimestre. É a quarta vez seguida que o veículo fica no topo da lista. Os outros modelos mais procurados foram o Saab 9-3, Mazda MX-5, Volkswagen Jetta, Volkswagen EOS, Dodge Caliber, Toyota Camry, Audi A3, Volkswagen Rabbit (Golf) e Infiniti FX.

Aberto
Outro conceito que deve dar as caras em Frankfurt é o Twingo Cabrio Concept. Como o próprio nome indica, o veículo é estudo de conversível tendo como base o compacto da Renault, que foi lançado em Genebra, em março. O teto é do tipo metálico e, na versão descapotável, o Twingo dispõe de apenas dois lugares. O motor é versão envenenada do 1.1, que desenvolve 120cv.

Dois em um
A Mitsubishi aposta no crossover (veículos com características de mais de um segmento, como perua e utilitário) para atrair a atenção do público. O carro-conceito da japonesa, em Frankfurt, terá estilo inspirado no carro que foi desenvolvido pela montadora para o Rali Dakar. Apesar de ser apenas um conceito, a marca informa que, dependendo da reação do público, poderá ganhar versão de produção em série.

Caçula
A Audi apresentou o motor 1.4 TFSI para os hatches médios A3 e A3 Sportback. Pode parecer pouco para um carro com mais de quatro metros de comprimento, mas com a tecnologia de injeção direta de combustível e equipado com turbo, o motor desenvolve 125cv e 20,4kgfm de torque. Suficiente, segundo o fabricante, para acelerar até 100 km/h em 9,6 segundos e atingir velocidade máxima de 203 km/h.

Vegetal
Depois da Saab é a vez de outra marca sueca produzir carros com a tecnologia flex. A Volvo anunciou que vai lançar até 2008 o sedã S80 e a perua V70, equipados com versão bicombustível do motor 2.5 de cinco cilindros de 200cv. Futuramente serão apresentadas as variantes flex dos mesmos carros, mas equipadas com propulsor 2.0 de quatro cilindros.

Conceito
A Ford é outra que já anunciou uma de suas atrações para o Salão de Frankfurt. Trata-se do carro-conceito Kuga. O carro é praticamente versão de produção do Iosis X, apresentado no Salão de Paris do ano passado. O veículo é um crossover com tração integral e deve chegar ao mercado em 2008.

No campo adversário
Enquanto isso, na Itália, a Renault começa a vender o Mégane hatch equipado com o motor flex 1.6 de 105cv. A montadora da casa, a Fiat, afirmou durante o lançamento do novo 500, em julho, que só comercializaria carros bicombustíveis na Itália, quando houvesse infra-estrutura de abastecimento de etanol em grande escala no país.

Garantia
Para espantar a fama de pouco confiáveis mecanicamente, a Chrysler dos Estados Unidos garante seus veículos por toda a vida útil, incluindo os modelos 2007 que ainda estão nas revendas. A cobertura vale para motor, câmbio e componentes mecânicos e é intransferível. Caso o carro seja vendido, passa a valer a garantia tradicional de três anos ou 36 mil milhas (58 mil quilômetros). Para que o proprietário não perca direito aos reparos sem custo, o carro deve ser revisado pelo menos uma vez a cada cinco anos.