A Ford está criando um novo segmento de picapes no Brasil. Assim como a Renault fez com o Logan, um sedã de tamanho médio com preço de compacto, a Ranger Sport é um picape média com preço de compacta (topo de linha). Com o preço sugerido de R$49.990, a Ranger quer roubar mercado da Chevrolet Montana Sport 1.8 Flexpower e da Fiat Strada Adventure Cabine Estendida 1.8 Flex, que custam R$ 45.760 e R$ 44.250, respectivamente.
Baseada na versão cabine simples XLS a gasolina, a Ranger Sport vem equipada de série com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, pára-choque dianteiro, moldura da grade do radiador e capa do espelho retrovisor pintados na cor do veículo, farol de neblina, rádio-CD com MP3 e alarme perimetral. A carroceria é disponível em cinco cores: preto Gales, branco Ártico, prata Geada, cinza Ubatuba e a exclusiva vermelho Itália.
Na parte mecânica, a nova versão incorpora barra estabilizadora na suspensão traseira, que aumenta o contato das rodas com o piso em todas as solicitações de rodagem. Esse equipamento, até então, era oferecido apenas nos modelos diesel. Ela também é a primeira Ranger Cabine Simples a contar com rodas de 16 polegadas (as mesmas da versão diesel 4x4) e pneus A/T (All Terrain) - 245/70 R16.
Além da barra estabilizadora, a picape recebeu alterações na suspensão traseira e recebeu uma nova relação de direção. Os amortecedores traseiros foram deslocados do lado interno para fora das longarinas, junto às rodas, como na F-250. Ao mesmo tempo, o centro de rolagem do conjunto - ponto imaginário a partir do qual a carroceria rola em uma curva - foi rebaixado, o que, segundo a Ford, melhorou ainda mais a dirigibilidade e deixou o comportamento da picape mais próximo ao de um veículo de passeio.
"A nova suspensão aumenta a eficiência e permite melhor controle do eixo traseiro, com maior estabilidade, segurança e conforto, principalmente em pisos irregulares", diz Klaus Mello, supervisor de Engenharia para Picapes Ford. Essa mudança vem acompanhada da adoção de uma nova caixa de direção. "O veículo fica mais na mão e exige menores ângulos de volante nas curvas. Além disso, ficou mais leve e reduz o esforço em manobras de estacionamento", comenta Klaus.
Várias opções
Na parte visual, a linha Ranger 2008 traz novos adesivos "Limited" e "4x4" com desenho gráfico mais moderno alinhado com a comunicação visual do veículo. As versões XLS cabine dupla passam a ter a grade do radiador e o pára-choque dianteiro pintados na cor preta, combinando com o protetor da caixa de roda e o pára-choque traseiro. Para completar, toda a linha passa a contar com a nova cor perolizada preto Gales, que substitui a cor sólida preto Ebony, mais sofisticada e atraente. Em caráter promocional, a nova cor está sendo oferecida pelo mesmo valor da cor sólida, sem acréscimo no preço.
No total, a picape média da Ford está dispónível em 15 versões, incluindo as configurações de cabine simples ou dupla, motor diesel ou a gasolina e tração 4x2 ou 4x4, nas versões de acabamento XL, XLS, XLT e LTD. A Ranger Cabine Simples com motor diesel dispõe das versões XL (4x2 ou 4x4) e XLS (4x2). O modelo cabine simples com motor a gasolina é produzido nas versões XL e XLS, com tração 4x2. A Ranger Cabine Dupla com motor diesel tem as versões XL, XLS e XLT, com tração 4x2 ou 4x4, além da topo de linha LTD, exclusivamente 4x4. Com motor a gasolina, ela oferece as versões XL, XLS e XLT, todas 4x2.
"As picapes a gasolina respondiam por 7% do mix nacional de vendas do segmento em 2005 e hoje já somam 25,2%. Na linha Ranger, os modelos a gasolina representam 44% das vendas", afirma Antônio Baltar, gerente geral de Marketing da Ford. Essas mudanças explicam o avanço de dois pontos porcentuais na participação da Ranger no segmento de picapes médias. A linha era dona de 15,9% das vendas em 2005 e passou para 17,9% este ano. "Mantivemos os volumes dos modelos diesel e crescemos na venda das versões a gasolina", completa o executivo.
Concorrentes
Em relação aos competidores indiretos - as picapes esportivas pequenas - a Ranger Sport oferece mais potência e torque. O motor 2.3 16V desenvolve 150 cv e 22,1 mkgf. Montana Sport e Strada Adventure possuem o mesmo propulsor 1.8 Flex e a mesma potência: 112 cv com gasolina e 114 cv com álcool. Já os torques são diferentes: 17,7 mkgf com qualquer combustível na Chevrolet e 17,8 mkgf com gasolina e 18,5 mkgf com álcool na Fiat. Mas as compactas compensam a menor força com o peso: a Fiat pesa 1.130 kg; a Chevrolet 1.161 kg e a Ford 1.490 kg.
A Ranger também tem maior altura livre do solo: 31,9 cm, contra 18,5 cm da Strada e 20 cm da Montana. A capacidade de carga útil da Ford é de 760 kg e o volume da caçamba é de 1.455 litros. A picape da GM pode transportar 735 kg de carga bruta na versão Sport e tem 1.143 litros de volume da caçamba. Já a pequena italiana com cabine estendida pode levar 685 kg de carga útil, com o condutor (705 kg com cabine curta), e tem 800 l de volume na caçamba (1.100 l na com cabine curta).
Em relação aos preços, com os R$ 49.990 da Ranger Sport, o consumidor pode comprar uma Strada Adventure com alguns opcionais, como capota marítima, kit HSD (High Safety Drive - Air bag duplo e ABS) e pintura metálica - preço: R$ 49.072. Já a Montana Sport completa, com todos os opcionais (ABS, airbag duplo, controle elétrico dos espelhos retrovisores e preparação para som) custa R$ 52.922.
Só para efeito de comparação, a Courier 1.6 Flex com todos os opcionais e pintura metálica custa R$ 39.306. Vale lembrar que, por ser baseada na versão XLS, a Ranger Sport não tem airbag duplo e ABS como itens opcionais.
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