De Liverpool - Realmente as coisas estão mudando na terra da rainha Elizabeth. Além dos conflitos sociais que abalaram as estruturas de Londres nas últimas semanas, o Reino Unido foi agitado também pela tradicional marca inglesa Land Rover, que promoveu um evento mundial para apresentar seu novo SUV compacto Range Rover Evoque e com isso mostrar que é preciso mudar para se adequar à nova realidade. Com linhas modernas, que fogem completamente das formas quadradas marcantes dos demais modelos da Land Rover, o novo utilitário-esportivo chega com banca de ser menor, porém espaçoso, e com motores e tecnologia que garantem bom desempenho no asfalto e na terra.
Participar do Range Rover Evoque Ride & Drive foi um capítulo à parte no lançamento mundial do modelo. A Land Rover, controlada pela indiana Tata, organizou um test drive bem aos moldes britânicos, com cuidados nos mínimos detalhes. Partimos da belíssima ilha de Anglesey, no País de Gales, onde residem o príncipe Willian e a duquesa Katherine Middleton. De lá, o trajeto incluiu trechos em rodovias e fora de estrada, com paisagens de encher os olhos e trilhas de pura adrenalina. O comboio seguiu até Liverpool, berço dos Beatles, onde no dia seguinte o fabricante promoveu um teste off-road em um túnel abandonado de ferrovia, com extensão de três quilômetros, que passa sob a cidade. As luzes no local eram apenas dos faróis dos carros, com direito a passar sobre montes de entulho e trechos alagados.
Clique aqui e veja mais fotos
CONTRAMÃO
Toda essa aventura para conhecer o Evoque, o menor dos Range Rovers, com o importante detalhe do volante no lado direito, já que por lá o que vale é a mão inglesa. É maluca a sensação de dirigir na contramão. Mas depois de alguns minutos para a adaptação, foi possível apreciar os detalhes do SUV compacto. O modelo chegará ao mercado brasileiro a partir de novembro, com preço inicial inferior a R$ 180 mil. O desenho do Evoque está muito distante do padrão Land Rover, marcado por linhas retas e formas quadradas. Trata-se de um projeto moderno, com aspecto esportivo e robusto. Na frente ampla, destaque para os faróis afilados de duplo refletor e grade de barras paralelas. Os para-lamas salientes e os vincos nas laterais conferem ao modelo aparência musculosa, transmitindo a ideia de que o Evoque está apto a aventuras no asfalto e na terra. O teto tem uma inclinação para baixo na parte traseira, que é ainda mais acentuada no modelo de três portas, chamado de coupé.
O interior é espaçoso e requintado, com diferentes tipos de bancos e materiais de acabamento, mas tudo de boa qualidade. O painel é moderno e segue o padrão Range Rover, com todos os apetrechos já disponíveis em outros modelos da marca, como Park Assist (estacionamento automatizado), sistema de monitoramento de ponto cego, sistema de câmera surround, sistema de navegação, TV digital e multiplayer virtual de 10 CDs com disco rígido. Tem ainda kit entretenimento para os bancos traseiros, com telas de vídeo de oito polegadas. Quem compra o Evoque pode optar por três cores diferentes para o teto, rodas de liga leve de aros 17 a 20 polegadas, 16 interiores personalizados e teto solar panorâmico.
Para o Brasil virá a versão equipada com motor 2.0 a gasolina, de 240cv, associado ao câmbio automático de seis velocidades, com sistema de tração integral permanente e diferencial traseiro Haldex. Além disso, o modelo conta com um aparato eletrônico que o habilita a enfrentar diferentes situações no fora de estrada, mostrando valentia, apesar de não ter pneus adequados para isso. Mesmo assim, nos testes em trilhas com lama e áreas alagadas o Evoque se saiu bem. Vale ressaltar que não passamos por nenhum trecho escorregadio radical em subida, onde certamente os pneus seriam um problema. Câmeras nas laterais e na traseira orientam o motorista em situações mais delicadas, mostrando tudo o que acontece do lado de fora. Controles de estabilidade e tração, assistente de arranque em subida, controle de descida e de torque de arrasto do motor garantem a diversão segura.
O Range Rover Evoque é comercializado em 160 países e com ele a Land Rover espera incrementar ainda mais suas vendas no Brasil. Com 4,35m de comprimento, 1,63m de altura e 1,96m de largura, o pequeno modelo da marca promete agitar o segmento com motores econômicos e menos poluentes, além de vender a imagem de que faz bonito tanto no asfalto quanto na terra.
(*) O Jornalista viajou a convite da Land Rover do Brasil