UAI

Chegada da Ram Rampage assusta concorrente norte-americana; entenda o dilema

Como concorrente da caminhonete Ford Maverick, a Ram Rampage causa reboliço no mercado norte-americano mesmo antes de sua chegada

Publicidade
Nova Ram Rampage pode desbancar concorrentes americanos
Nova Ram Rampage pode desbancar concorrentes americanos Foto: Nova Ram Rampage pode desbancar concorrentes americanos

O segmento de picapes está cada vez mais fortalecido em todo o mundo. A Ford Maverick e as picapes de pequeno porte da Stellantis e GM já fazem parte do projeto de inserção nesse mercado, no exterior. Agora, a Ram também revelou imagens da sua mais nova caminhonete, a Rampage, na América do Sul.

Apesar do foco no mercado sul-americano, os detalhes da nova picape média da Ram mostram um design bastante "americanizado". Com lanternas traseiras estreladas e em formato totalmente semelhante à bandeira dos Estados Unidos, o protótipo camuflado do carro foi visto circulando em Detroit. Esse pode ser um sinal que a exportação da caminhonete é uma realidade, mas ainda é preciso confirmar.

Até que haja uma palavra oficial da montadora, não é possível concluir se a Rampage está indo para os Estados Unidos. Porém, a notícia já causa certas preocupações a Ford Maverick, que tem pouca concorrência além do Hyundai Santa Cruz, e pode estar com os dias de tranquilidade contados com a chegada da nova Ram.

Por que usar o nome Rampage?

O CEO da Ram, Mike Koval Jr. explica que o termo Rampage fala sobre poder e coragem, duas qualidades que ele deseja que sejam associadas à caminhonete. Anteriormente, a Dodge já havia usado o nome Rampage para uma pequena picape monobloco de duas portas, nos anos de 1982 a 1984. Posteriormente, a antiga Rampage foi transformada em uma picape conceito, em 2006.

Sobre o modelo, a Ram revelou que a caminhonete terá uma central multimídia de 10,25 polegadas com Uconnect 5. Além disso, de acordo com a montadora, o interior da Rampage será revestido de materiais nobres, com detalhes em camurça nas portas e bancos revestidos em couro. Para fechar o combo de itens requintados, a caminhonete conta com um seletor de marchas rotativo.

Na mecânica, a Ram Rampage deve vir com motor a gasolina de 2.0 litros e quatro cilindros, nomeado pela Stellantis como Hurricane 4. Compartilhado pelo Jeep Wrangler, o motor gera 273cv e 40,8kgfm de torque. No caso da Ram Rampage, os números de desempenho ainda não foram divulgados, mas eles devem ser próximos desses valores.