UAI

Quais modelos darão adeus em 2014?

Fim de ano é época de festas, mas também de despedidas, já que alguns modelos saem de linha para entrar definitivamente na história ou dar lugar às novas gerações

Publicidade
Foto:

Volkswagen Golf 4

Há momentos na vida em que não há solução, pois o ponto final da história é inevitável. Não adianta insistir, protelar ou usar de artifícios para sustentar uma situação que tornou-se insustentável. Isso vale para relações amorosas, mas também cabe muito bem no mundo automotivo. Alguns modelos passaram da hora de deixar a linha de produção, como a VW Kombi e o Fiat Uno Mille, pois tornaram-se obsoletos e inseguros diante da nova realidade. Outros ganharam sobrevida esperando novas gerações, que muitas vezes demoram um pouco mais a desembarcar por aqui. Confira os modelos que não vão emplacar 2014 e os que já estão com o fim anunciado.

VELHA SENHORA
A jurássica Kombi resistiu bravamente, mas finalmente deixou de ser produzida. O modelo já nasceu desprovido de segurança e foi exatamente pela ausência de airbag e freios ABS, exigidos a partir de janeiro, que foi obrigada a sair de linha. A VW anunciou o fim da Kombi com a série especial Last Edition, que poderá ser comercializada até 31 de março pelo preço absurdo de R$ 85 mil, mas depois contou com a ajuda do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo, que pediu o adiamento do fim do modelo para daqui a dois anos, alegando que o impacto social seria grande com as várias demissões resultantes do encerramento da produção. O ministro Guido Mantega, em mais uma trapalhada, comprou a ideia, chegou a concordar, mas foi vencido pela pressão do bom senso e finalmente bateu o martelo pelo fim da velha senhora. E o pior é que, por enquanto, a VW não tem substituto para o modelo no Brasil.

Volkswagen Kombi



SAI O QUATRO
O segundo modelo mais antigo da VW em produção no Brasil é o Golf 4, que ficou totalmente defasado em relação às gerações que o sucederam na Europa. Mas ele também está com os dias contados, pois será produzido somente até meados de 2014, já que a VW está trazendo para o nosso mercado a sétima geração do modelo, que passará a ser fabricada no Paraná a partir de 2015. E falando em quarta geração, a do Gol já deixou de ser produzida, pois vai dar lugar ao up!, e o campeão de vendas segue apenas com a G5. Mas o Polo também pode colocar as barbas de molho, pois é o próximo da lista a cair do telhado e deverá sair de produção em 2014.

Volkswagen Gol G4




MILLE POR MILLE
Outro modelo antigo a deixar o mercado é o compacto Fiat Uno Mille. Depois de 30 anos de produção, ele também sai de linha por ser inviável a adequação para receber airbags e ABS, mas os estoques podem ser vendidos até 31 de março. Ele dá adeus com a série especial Grazie Mille e em seu lugar fica o Palio Fire Mille.

Fiat Uno Mille



TCHAU, OUSADIA
A Ford já deixou de fabricar o compacto Ka e a nova geração do modelo tem previsão de início de produção para abril ou maio. O sedã derivado do Ka deve chegar três meses depois. O pequeno modelo foi lançado em 1997 e chamou a atenção por suas linhas exóticas e pouco convencionais.

Ford Ka

Em dezembro de 2008 ganhou a segunda geração, que já não foi tão ousada quanto a primeira. A próxima também será mais comportada, mas bem mais moderna e um pouco maior. Com isso, o Fiesta RoCam, que ganhou ABS e airbag, sobe no telhado para cair em 2014, quando será substituído pelo novo Ka.

Ford Fiesta Rocam



INDEFINIDO
No ano que vem, em data ainda não definida, o tempo vai fechar também para o Chevrolet Celta, que perderá primeiramente a carroceria de duas portas. Depois o compacto sairá de linha para dar lugar a outro modelo a ser definido pela marca.

Chevrolet Celta