UAI

Proprietários reclamam de infiltração de água nas lanternas traseiras do Punto 2013

Fiat alega que é previsível e Procon-SP pode multar empresa em até R$ 7 milhões

Publicidade
Foto:

Quando lançou a linha 2013 do Punto, a lanterna traseira com filetes de LEDs - algo até então inexistente em veículos dessa categoria - era uma das principais novidades


O Procon-SP pediu explicações à Fiat sobre o problema de condensação nas lanternas traseiras do Punto 2013. O prazo para que a montadora se manifestasse terminou no último dia 5. Essa foi a segunda notificação que a Fiat recebeu do órgão pelo mesmo motivo e, segundo o Procon-SP, não houve respostas. Dessa vez, o Procon solicitou também os dados do fabricante da lanterna, o laudo de conformidade dos sistemas de iluminação e sinalização do Punto com os requisitos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), assim como sua avaliação e aprovação pelo órgão de trânsito, além de respostas mais satisfatórias do que as recebidas pelos proprietários que tiveram problemas com a peça. Segundo o Procon, sem a resposta da montadora, o órgão poderá multá-la em valor que pode chegar a R$ 7 milhões.

Quando lançou a linha 2013 do Punto, a lanterna traseira com filetes de LEDs – algo até então inexistente em veículos dessa categoria – era uma das principais novidades. É fato que o sistema só traz benefícios, mas a dor de cabeça dos consumidores é o embaçamento da lente, causado por uma falha na vedação da peça na carroceria.

As reclamações se proliferam na internet à medida que as vendas do Punto 2013 vão crescendo. Em fóruns de discussões especializados na internet, encontramos dezenas de relatos de proprietários. Em dias frios e úmidos, ou depois de uma chuva ou lavagem do veículo, ocorre uma infiltração nas lanternas, levando a uma condensação, deixando a peça embaçada. Alguns proprietários relatam que o embaçamento pode durar horas.

Dono de um Punto Essence 12/13, o analista de redes Fábio França levou o veículo até a concessionária Antonauto, em Sete Lagoas, na região central de Minas, depois de uma das lanternas ficar embaçada. A Fiat autorizou a substituição da peça, mas o problema aconteceu mais uma vez. “A lanterna apresentou esse efeito novamente e depois nunca mais, mesmo depois de dias de chuva”, disse o analista.

A facilidade encontrada por Fábio não é a mesma de outros proprietários, que relataram que as concessionárias estariam negando a troca da lanterna.

Segundo a Fiat, a condensação da umidade do ar nas lanternas, com ocorrência predominante nos dias mais frios e úmidos, está prevista no manual de uso e manutenção. “O efeito é natural e acontece em condições específicas, que não influenciam a vida útil do sistema de iluminação do veículo, que inclusive foi quimicamente preparado para suportar esse problema, além de não colocar em risco a saúde e a segurança dos usuários”, disse a montadora por meio de uma nota encaminhada por sua assessoria de imprensa. A Fiat informou que se encontra à disposição para, pela sua rede de concessionárias, atender eventuais reclamações, identificando a origem correta do inconveniente e providenciando as intervenções, se necessárias.

Mesmo incluída no manual, os proprietários não estão satisfeitos com a posição do fabricante. “A lanterna, que é bonita, acaba ficando com um aspecto horroroso e não dá para engolir essa história”, lamenta Fábio. Sobre as notificações do Procon-SP, a Fiat confirma que recebeu, mas a assessoria não soube informar se a alguma resposta foi enviada.

 

Saiba mais...
...vedação


Com uma possível falha na vedação da lanterna, ocorre uma infiltração depois de chuva, lavagem ou em dias muito úmidos. Com uma diferença muito grande de temperatura entre o interior e o exterior, a água tem que evaporar rapidamente e gotículas de vapor se acumulam na lente da peça, dando um efeito de embaçamento.