UAI

Programa auxilia na compra de carro

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Acompanhe também o VRUM pelo Twitter

O consumidor brasileiro ganhou uma referência importante para decidir sobre qual carro comprar. Foi apresentada, no início da semana, a Latin NCAP, programa de avaliação de carros novos pioneiro para a América Latina. Tradicional na Europa, onde é chamado de Euro NCAP, a avaliação realiza testes de impacto e produz relatórios detalhados sobre a insegurança dos veículos. A primeira rodada foi de assustar, pois dos nove veículos testados todos foram considerados inseguros para crianças e cinco inseguros para adultos. Os veículos são classificados com estrelas de 0 a 5. A partir da terceira estrela o índice de segurança é considerado satisfatório.

De acordo com Jean-Marie Mortier diretor de pesquisas da Euroconsumer e parceiro da Proteste ? Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, entidade civil que coordena a implantação da Latin NCAP, o resultado não foi satisfatório, principalmente para os veículos mais comercializados. No quadro atual, em caso de colisão, as chances de danos físicos ou mesmo morte são muito grandes.

Dos veículos avaliados o Corolla conseguiu a maior avaliação: quatro estrelas para a segurança de adultos. Porém, se considerada a segurança das crianças o sedã fabricado em Indaiatuba conseguiu apenas uma estrela. Cada veículo foi submetido a uma colisão frontal a 64km/h contra um obstáculo deformável. No banco da frente estavam dois manequins adultos e no traseiro bonecos de três crianças, de diferentes idades, em suas respectivas cadeirinhas. Todos manequins são equipados com sensores para registrar o impacto dos choques, além de seis câmeras de vídeo e dez máquinas fotográficas que registram todos os movimentos para análise.

Mortier destaca que outro veículo que também teve resultado satisfatório foi o Meriva (três estrelas para adultos), entretanto, assim como o Corolla teve o desempenho pior que seus semelhantes produzidos no continente europeu. ?No Brasil usam cinto de segurança e airbag de gerações anteriores?, explica Mortier.