UAI

Produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro, Citroën C4 Cactus será lançado em setembro

A Citroën iniciou a produção do novo C4 Cactus, modelo que na Europa é vendido como hatch compacto e aqui é chamado de SUV, com duas opções de motor e câmbio

Publicidade
Produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro, Citroën C4 Cactus será lançado em setembro
Produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro, Citroën C4 Cactus será lançado em setembro Foto: Produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro, Citroën C4 Cactus será lançado em setembro

Modelo tem linhas robustas, com distância entre-eixos de 2,60m

 

O Grupo PSA (Peugeot/Citroën e DS) anunciou o início da produção do novo Citroën C4 Cactus na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro. Lançado na Europa em 2014 como hatch compacto, o modelo compartilha a plataforma PF1 dos Peugeot 208 e 2008, e será lançado no mercado brasileiro em setembro, com duas opções de motor 1.6, sendo um aspirado e outro turbo, com câmbio manual ou automático de seis velocidades.


O novo Citroën C4 Cactus já é comercializado na Europa desde março, e foi desenvolvido durante três anos pelas equipeda da PSA no Brasil, Argentina e França. Para produzi-lo na planta de Porto Real, foram investidos quase R$ 600 milhões. O modelo brasileiro terá visual quase idêntico ao europeu, mas deve trazer algumas diferenças para melhor e outras pra pior.
Para reforçar a segurança e obter bons resultados nos testes de impacto lateral, o C4 Cactus tem a estrutura reforçada com duas barras laterais. A Citroën não revela muitos detalhes técnicos do modelo, mas é sabido que a versão topo de linha será equipada com seis airbags e o Active Safety Brake, que aciona automaticamente os freios em caso de colisão iminente. A Citroën revela ainda que o modelo terá isolamento acústico diferenciado, além de suspensão com ajuste mais confortável e adequada aos diferentes pisos brasileiros.

 

 

MOTORES As versões de entrada do novo C4 Cactus serão equipadas com o motor 1.6 16V aspirado, que desenvolve potência máxima de 122cv. Ele poderá ser acoplado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. A outra opção será o eficiente motor 1.6 THP, com turbo, que desenvolve 173cv, e será disponibilizado somente com o câmbio automático de seis marchas.


Ainda comparado ao modelo europeu, o Cactus brasileiro terá acabamento interno com materiais mais simples, para reduzir custo. A Citroën não revelou os preços, mas estima-se que o modelo deverá ser comercializado em versões que irão de R$ 70 mil a R$ 90 mil. Com o C4 Cactus, a Citroën espera melhorar sua participação no mercado brasileiro, que anda em baixa há alguns anos.

O C4 Cactus terá sistemas que auxiliam o motorista, como o detector de fadiga


Além de produzir veículos, o Polo Industrial Brasil do Grupo PSA, em Porto Real, também fabrica motores, e alcançou a marca de 2 milhões de unidades produzidas em março de 2018. A linha de virabrequins recebeu R$ 43 milhões de investimentos, possibilitando a substituição da importação destes componentes pelos locais, reduzindo custos de produção. A fábrica de veículos produziu mais de 1,6 milhão de unidades desde sua inauguração em 2001 e de lá saem os modelos Peugeot 208 e 2008 e os Citroën C3, Aircross e agora o C4 Cactus.