UAI

Produção de veículos cai 27,8% no primeiro trimestre, menor nível em 13 anos

Apesar de leve crescimento em março, montadoras registram no primeiro trimestre queda na produção de veículos de 27,8%. Em Minas, número de emplacamentos cai 35,84% no período

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Produção de veículos cai 27,8% no primeiro trimestre, menor nível em 13 anos
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O mercado automotivo continua sentindo os efeitos da crise econômica com resultados negativos na produção, vendas e postos de trabalho. No estado, o número de veículos emplacados caiu 35,84% em março na comparação com o mesmo período de 2015, quando foram emplacadas 14.001 unidades, segundo dados divulgados ontem pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sincodiv-MG). Houve até reação em março sobre fevereiro, alta que se deve ao número maior de dias úteis no terceiro mês do ano, mas não o suficiente para evitar o menor nível de produção para o período em 13 anos. Em meio à baixa demanda por veículos no Brasil, as montadoras instaladas no país terminaram o primeiro trimestre de 2016 com 482.290 unidades produzidas de janeiro a março deste ano. O número representa queda de 27,8% em relação aos primeiros três meses do ano passado, no pior desempenho desde 2003, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Para o presidente do Sincodiv-MG, Camilo Lucian, o melhor resultado das vendas em março, em relação a fevereiro, já era esperado, reflexo da retomada das atividades após férias coletivas concedidas no período. Apesar do número positivo, quando comparadas as vendas em igual período de 2015 a queda foi acentuada em todos os segmentos. “A incerteza política e econômica que atravessamos, acompanhada de baixa atividade econômica, com aumento da inflação e do desemprego, tem afetado diretamente a confiança do consumidor, o que contribui para o baixo volume de vendas”, disse.

No estado, o número de emplacamentos do segmento de varejo de automóveis e comerciais leves teve aumento de 17,51% em relação a fevereiro. Ao todo, foram emplacadas 8.982 unidades em março, contra 7.643 no segundo mês do ano. No país, as vendas de veículos novos ao mercado interno aumentaram 22,1% em março sobre fevereiro, mas mantiveram a queda de 23,6% sobre março do ano passado. Houve recuo de 28,6% no trimestre. Os números abrangem todo o país. Foram comercializados no mês passado 179,1 mil veículos. A produção cresceu a um ritmo maior (42,6%) do que o escoamento dos produtos. Em março, foram produzidos 195,3 mil veículos. No entanto, quando comparado ao mesmo período do ano passado, houve queda de 23,7% e, no acumulado dos três meses de 2016, a produção ficou 27,8% menor.

Em Minas, emplacamentos de automóveis e comerciais leves cresceu 17,51% em relação a fevereiro

O presidente da Anfavea, Luiz Moan, disse que o crescimento da demanda interna não sinaliza uma “retomada e reflete o agravamento da crise política”. Segundo ele, nos dias em que ocorreram manifestações no país, algumas concessionárias não receberam nenhum consumidor. Moan considera que é cedo para fazer previsão sobre o comportamento do mercado para os próximos meses. Destacou que o crescimento da produção não pode ser visto como recuperação. “Estamos com um trimestre que é o pior desde 2006, portanto, sem comemoração.”O executivo informou que apenas 51,4% dos negócios foram a prazo, no menor patamar de financiamento dos últimos 14 anos, o que demonstra falta de confiança dos consumidores.

 

Mercado externo
As exportações também melhoraram o desempenho em relação a fevereiro último, com o número de unidades embarcadas 0,2% maior, mas, em comparação a março de 2015, houve redução de 7,7% e, no trimestre, queda de 7,6%. No acumulado do ano, em valores, as vendas externas atingiram US$ 2,2 bilhões. O fraco desempenho das montadoras instaladas no país se refletiu também em cortes de vagas. Os dados da Anfavea indicam que caiu em 1,1% o nível de emprego, passando de 129.862 trabalhadores, em fevereiro, para 128.477 em março. (Com agências)

Unidades fabricadas no Brasil

Primeiro trimestre de 2015
667.571

Primeiro trimestre de 2016
482.290