À primeira vista, um posto de combustível comum, com cobertura das bombas de abastecimento, área para lavar veículos e loja de conveniência. Porém, chegando mais perto, é possível perceber que o que pareciam ser abas decorativas no telhado, são painéis solares. Estamos no Posto do Futuro, na cidade do Rio de Janeiro, um projeto da BR Distribuidora onde todo tipo de inovação é testado antes de ser implementado no restante da rede de postos.
Na área das bombas de combustível, da troca de óleo e da loja de conveniência, o uso de luminárias com LEDs proporciona economia de 80%, sem reduzir a intensidade luminosa. A luz ambiente pode ser melhor aproveitada com a instalação de lentes e tubos refletivos no telhado. A adoção de telhados brancos, que refletem melhor os raios solares, pode reduzir em até 10°C a temperatura sob as telhas, exigindo menos do sistema de ar-condicionado.
Um sistema identifica a placa do veículo e reconhece as preferências daquele cliente, como o tipo de gasolina usado no carro. Um sensor localizado no tanque é capaz de medir a qualidade do combustível em tempo real e também identificar se o produto ali armazenado está acabando, garantindo que o produto não falte.
O pedido para a distribuidora é feito automaticamente. Os vapores gerados durante o abastecimento são recuperados, economizando nada menos que 0,3% da gasolina comercializada. Diferente da maioria dos postos, onde os banheiros são sujos e ficam escondidos dos clientes, no Posto do Futuro os banheiros estão à vista de todos e são auto-limpantes, sendo completamente lavados depois de cada uso. O uso de torneiras temporizadas proporciona uma economia de 5% da água consumida no posto.
MENOS ÁGUA Para lavar o carro com a consciência mais tranquila, esse posto tem diversas inovações, a começar pelo aquecimento da água feito por energia solar. De acordo com a BR Distribuidora, o uso de água quente reduz em 50% a aplicação de detergente durante a lavagem e ainda em 10% a água utilizada para o enxague. Parte da água usada para lavar os carros é captada das chuvas. Além disso, 80% da água é reutilizada, sendo consumidos de fato apenas dois baldes para a lavagem de um carro. Essas medidas reduzem pela metade o consumo de água total do posto.
ELÉTRICOS Mas a parte que mais parece “do futuro” é o Eletroposto, que conta com três estações de recarga destinadas a scooters ou bicicletas elétricas, além de outros dois pontos com sistema Quick Charger, capazes de carregar 80% das baterias de um carro elétrico em 20 minutos. A energia usada nas tomadas destinadas às bicicletas e scooters elétricos é de origem solar. A iluminação desse espaço também é especial, com lâmpadas de indução magnética, que são 80% mais econômicas que as convencionais e com vida útil de 10 anos.