UAI

Porsche vai produzir edição limitada do 911 Speedster

A Porsche anunciou para o segundo semestre o início da produção do 911 Speedster, conversível de dois lugares inspirado no lendário Roadster Nº 1, de 1948

Publicidade
Porsche vai produzir edição limitada do 911 Speedster
Porsche vai produzir edição limitada do 911 Speedster Foto: Porsche vai produzir edição limitada do 911 Speedster

Quem gosta de personalizar o carro poderá escolher seu próprio número de corrida, com dois dígitos

 

Nem todos entendem o verdadeiro significado da expressão “prazer de dirigir”. Para alguns, o sentido vai além do simples ato de entrar no carro e sair por aí. O prazer passa pelo perfeito posicionamento no banco, o ronco do motor, o incansável ato de cambiar, e a incrível sensação de ter o carro à mão, rente ao chão, e você no comando. É pra esse tipo de pessoa que a Porsche resolveu produzir o 911 Speedester, conversível de dois lugares que já havia sido apresentado como conceito. Agora, ele vai para a linha de montagem e vai sair com um motor de 510cv e câmbio manual. Serão produzidas em edição limitada 1.948 unidades do modelo, em alusão ao icônico Roadster Nº 1, lançado em 1948.

O lendário Roadster Nº 1 foi lançado em 1948


A Porsche garante que o 911 Speedster traz o ideal de um esportivo purista, com tecnologia para auxiliar o motorista no uso diário. Mas com tanta potência, fica difícil imaginar que será fácil conter o ímpeto de pisar fundo no acelerador. O modelo será produzido na fábrica da Porsche de Zuffenhausen, na Alemanha, e vai trazer características do 911 R (de 2016) e o 911 GT3, que serviram de base para seu desenvolvimento. O visual segue as linhas do Roadster Nº 1.


A primeira aparição do 911 Speedster como conceito foi no ano passado, em cerimônia comemorativa do aniversário de 70 anos dos carros esportivos da Porsche, em Zuffenhausen. E o modelo de série preserva quase todas as características do protótipo, que teve aprovação total do público. Alguns detalhes no conversível chamam a atenção, como a tampa do compartimento da capota, que tem duas bolhas para otimizar a aerodinâmica. É feita em peça única de plástico reforçado com fibra de carbono. Dois elementos de acabamento na dupla bolha abrem espaço para o sistema de proteção anticapotagem, caso necessário.

Na Alemanha, o novo Porsche Speedster já pode ser encomendado por 269.274 euros


A estrutura do teto é leve e apoia a capota de tecido, que se encaixa perfeitamente nas molduras das janelas laterais menores, conferindo ao Speedster um perfil mais robusto. Para abrir a capota do conversível não é preciso muito esforço. Ao toque em um botão, o gancho da trava central na moldura do para-brisa e as duas barbatanas laterais da capota de tecido são liberados. A tampa traseira é destravada eletricamente e desliza para trás por uma curta distância, abrindo espaço para o teto de tecido, que se dobra em forma de Z por trás dos bancos dianteiros.

Esportivo é equipado com motor boxer de 4.0 litros, aspirado, de despeja 510cv


O modelo traz ainda outros elementos de fibra de carbono, como o capô e os para-lamas. O Speedster traz espelhos retrovisores externos Sport Design, aquecidos e ajustáveis eletricamente, além de defletor traseiro extensível e aerodinamicamente regulável. O interior tem acabamento em couro e fibra de carbono, e painel com conta-giros central, instrumentos com mostrador preto e ponteiro branco, e números e escalas verdes, uma referência ao seu antecessor, o Porsche 356 Speedster. A edição limitada é marcada pelo emblema fixado na estrutura entre os bancos dianteiros, que traz o número de série.

A capota de tecido fica escondida em compartimento fechado atrás dos bancos


A montadora vai disponibilizar o 911 Speedster, opcionalmente, com pacote Heritage Design, desenvolvido pela Porsche Exclusive Manufaktur, e que reinterpreta elementos clássicos das décadas de 1950 e 60. Uma pintura branca em forma de dardo nos para-lamas dianteiros é aplicada à pintura do veículo, que tem a cor GT prata metálico. Além disso, a versão traz adesivos esportivos redondos para as portas e o capô. E quem gosta de personalizar o carro poderá escolher seus próprios números de corrida, de no máximo dois dígitos.

MOTOR Mas quem compra um Porsche não abre mão de uma perfomance esportiva e exige um conjunto mecânico digno de um bólido de pista. E nesse quesito o Speedster não decepciona. Ele traz o mesmo motor do 911 GT3, um boxer de 4.0 litros, seis cilindros, aspirado de alta rotação, com 510 cv, acoplado à transmissão GT de seis velocidades, operada manualmente. A potência é alcançada a 8.400rpm, com a rotação máxima do motor fixada em 9.000rpm. O torque máximo é de 47,9kgfm a 6.250 rpm. O novo 911 Speedster acelera até 100km/h em 4,0 segundos e alcança máxima de 310km/h.

Modelo tem acabamento sofisticado e muita tecnologia para auxiliar o motorista


A transmissão manual de seis marchas traz a função de autoaceleração, que compensa as diferenças de rotação do motor entre nas reduções de velocidade, por meio de acionamentos automáticos do acelerador. O sistema pode ser ativado a qualquer momento, independentemente da opção de regulagem do Porsche Active Suspension Management, de gerenciamento ativo da suspensão. A trava mecânica do diferencial traseiro, com sistema de bloqueio assimétrico, completa o aspecto esportivo da transmissão.


O Speedster conta ainda com sistemas de controle como o Porsche Torque Vectoring (vetoreamento de torque), Porsche Stability Management (PSM - gerenciamento de estabilidade) e PASM com acerto esportivo e rebaixamento de 25mm. As rodas são de liga forjadas de 20 polegadas, com travamento central. O sistema de freios conta com discos cerâmica ventilados e perfurados.

Duas bolhas na tampa da capota favorecem o aspecto aerodinâmico


O novo Porsche já pode ser encomendado na Alemanha, onde tem preço inicial de 269.274 euros. Mas se você gostou e animou a comprar um, a montadora alemã garante que o modelo vai desembarcar por aqui no segundo semestre, mas não revelou com qual pacote de equipamentos e muito menos o preço, que com certeza não deve ser baixo.