Julio Cabral
A alemã Porsche iniciou essa semana as vendas do cupê quatro portas Panamera no Brasil. O modelo exclusivo tem preços a partir de R$ 549 mil, valor pedido pela versão S. Mas há opções mais caras, como o Panamera 4S por R$ 599 mil, com tração integral, e o Turbo top de linha, que sai por polpudos R$ 749 mil. Embora o motor seja sempre o vigoroso V8 4.8 48V, o nível de rendimento varia. Nas configurações S e 4S, o propulsor aspirado rende 400 cv de potência a 6.500 rpm e 58,9 kgfm entre 3.500 e 5 mil giros. A Turbo acrescenta uma dose extra de brutalidade, com 500 cv a 6 mil rpm e torque de 71,3 kgfm.
A versão S, apenas com tração traseira, pode vir tanto com câmbio manual de seis marchas quanto o manual automatizado PDK de dupla embreagem, com sete relações e opções de trocas sequenciais. Com caixa mecânica, o Panamera S perfaz a aceleração de zero a 100 km/h em 5,6 segundos e alcança a velocidade máxima de 285 km/h. Com câmbio PDK o mesmo modelo cumpre essa prova de aceleração em 2 décimos a menos, mas com uma máxima de 283 km/h.
Já o Panamera 4S, sempre com o câmbio PDK, acelera ainda mais rápido, com 4,8 s de 0-100 km/h, mas com velocidade máxima de 282 km/h. O Panamera Turbo faz uso do seu poder de fogo. O bólido parte da imobilidade e alcança os 100 km/h em apenas 4,2 segundos e alcança os 303 km/h.
E o melhor, com espaço para quatro passageiros, que viajam bem acomodados em poltronas envolventes separadas pelo largo túnel de transmissão. A parte técnica não fica para trás e o Panamera chega com itens de ponta, como o sistema de economia de combustível “start & stop”, que desliga o motor automaticamente ao parar o carro e o religa ao se pisar no acelerador, além do aerofólio traseiro acionado de acordo com a velocidade, tal como no clássico cupê 911.
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