Quem vê a Suíça somente como o país dos chocolates e queijos deve mudar seus conceitos. É de lá também uma das mais conceituadas empresas especializadas em preparação de automóveis da Europa. Trata-se da Rinspeed, que, com muita criatividade, faz modificações radicais no visual e na mecânica de carros de luxo, tornando-os ainda mais atraentes e bravos. É o caso do Porsche Cayenne X-treme, uma prova de que é possível transformar um jipão em veículo com características aerodinâmicas e esportivas.
O utilitário-esportivo de luxo ganhou aspecto mais dinâmico e elementos que o deixam bem diferente das versões de fábrica. As mudanças começam pela dianteira, que recebeu grade e pára-choque mais robustos, além de entradas de ar largas, que enfatizam a aerodinâmica e ajudam na ventilação do sistema de freios. A esportividade é reforçada ainda pelo spoiler dianteiro e as suspensões rebaixadas, que deixaram o Cayenne 35 mm mais baixo do que o modelo convencional.
O capô tem entradas de ar e, nas laterais, destaque para as caixas de rodas salientes, que formam conjunto com as saias, fazendo o carro parecer mais largo do que realmente é. As grandes rodas aro 23 polegadas são calçadas com pneus na medida 315/25 e habilitam o modelo a atingir a velocidade de 300 km/h. Um aerofólio traseiro ajuda a manter o jipão mais colado ao chão, e as duplas saídas cromadas do escapamento revelam todo o poder que está escondido sob o capô.
A Rinspeed fez algumas alterações no motor, instalando sistema de exaustão que elevou a potência aos 608 cv. Além dos enormes conjuntos de rodas e pneus, o Porsche Cayenne X-treme tem suspensão pneumática, que ajuda a mantê-lo firme em curvas de alta velocidade, como um autêntico esportivo.
O interior do utilitário-esportivo também foi modificado, ganhando sofisticado acabamento em couro, assentos individuais e sistemas de entretenimento que garantem o lazer dos passageiros. Mas quem precisa de mais diversão, se já tem um carro que chega fácil a 300km/h? Bem, tem gosto para tudo.