A história da Porsche está associada a modelos de baixo peso e alto desempenho. Como forma de retorno às raízes, a marca de Stuttgart revelou uma versão Spyder do conversível Boxster, veículo de entrada da gama. O esportivo de motor central seguiu uma dieta forçada para se tornar o mais leve Porsche de produção. Com isso, o modelo assinala 1.275 kg na balança, contra 1.335 kg do Boxster S, de quem herdou a parte mecânica. O lançamento do Spyder se dará no Salão de Los Angeles em dezembro próximo na Califórnia, um cenário de sucesso para os conversíveis da Porsche.
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O estilo remete aos antigos conversíveis da marca, em especial o clássico 550 Spyder de 1953. O esportivo, que ganhou inúmeras corridas contra carros maiores e mais potentes, possuía apenas 550 kg de peso – daí o nome – e se tornou ainda mais célebre por ter sido o carro em que o ator James Dean morreu em uma batida em 1955. O purismo do Boxster Spyder fica claro na nova capota de tecido, descomplicada e mais leve em relação a cobertura elétrica do Boxster original. Os vidros laterais foram cortados. A silhueta do conversível lembra o do superesportivo Carrera GT de 2003, especialmente pela tampa do motor com bulbos ressaltados. Dentro do espírito dos Porsches antigos, esse Spyder tem faixas pretas decorativas nas laterais, enquanto os faróis e lanternas receberam máscaras escurecidas.
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O propulsor permanece o mesmo seis cilindros “boxer” – cilindros contrapostos – de 3,4 litros com 24 válvulas e injeção direta de combustível. São 10 cv de potência a mais do que o Boxster S original, em um total de 324 cv. Com isso, a relação peso/potência é de apenas 3,93 kg/cv. O suficiente para levar o bólido de zero a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, 0,5 s a menos que a versão “civil”, com uma velocidade máxima de 267 km/h com a capota baixada. O baixo tempo de aceleração é um mérito a ser dividido com o câmbio manual automatizado de sete marchas com dupla embreagem e trocas sequenciais por meio de paletas no volante.
A suspensão também adotou um ajuste mais esportivo, com o amortecimento controlado eletronicamente. O interior ostenta detalhes inspirados nas pistas, como os bancos em estilo concha e o sistema de abertura das portas, feito por uma tira de tecido que faz o papel de uma maçaneta. Além do melhor desempenho, o alívio de peso também é apontado como uma das maneiras mais eficientes de se obter um consumo mais baixo. De acordo com a Porsche, o novo esportivo atinge uma média combinada de 10,3 km/l de gasolina, um índice aceitável para tamanha performance.
Ao contrário da série RS60, criada para o mercado norte-americano em 2007 com parcas modificações em relação a versão de série, o Boxster Spyder será produzido normalmente como o top de linha do esportivo. As entregas terão início em fevereiro do ano que vem, com um preço sem impostos de 53.100 euros na Europa, o equivalente a R$ 136 mil. No Brasil a versão deverá custar mais de R$ 350 mil.