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Porsche 911 GT3 RS 4.0 - Das pistas para as ruas

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Se você é daqueles pilotos frustrados e tem bom saldo bancário, então o seu próximo carro é o Porsche 911 GT3 RS 4.0. E pode até reservar um, pois a importadora que representa a marca alemã no Brasil, a Stuttgart Sportcar, já anunciou que trará três unidades até o fim do ano. Trata-se de uma edição limitada (a 600 unidades), feita com base no 911 GT3, o modelo tem praticamente tudo que um carro precisa para disputar as provas da categoria GT3, mas com o essencial para ser homologado e rodar até a padaria da esquina.

 

Veja a galeria de fotos do Porsche GT3 RS 4.0!

 

Dieta acelerada

Por fora, o novo Porsche tem carroceria na cor branca, com faixas pintadas de cinza, cercada por filetes vermelhos, que percorrem todo o teto, a tampa traseira, uma parte do capô dianteiro e as laterais de baixo, que abrigam as inscrições GT3 RS 4.0. Como um legítimo bólido de corrida, o carro tem uma enorme asa para segurar a traseira no chão, apesar de manter a pequena asa dobrável que equipa os modelos de rua; defletores de ar frontais, para melhorar a aerodinâmica; dupla saída de escape central; e carroceria com algumas partes (teto, capô e spoiler dianteiro) feitas em fibra de carbono e o vidro traseiro em plástico, para reduzir o peso, que ficou em 1.360 quilos. A “dieta” proporcionou uma excelente relação peso/potência: 2,68kg/cv.



GAIOLA Ao entrar no GT3 RS 4.0, o ambiente faz com que o motorista passe imediatamente por um processo de transformação, incorporando um piloto profissional, e, com certeza, vai querer até colocar capacete e vestir macacão e sapatilha. Assim como os carros de corrida, este Porsche tem uma gaiola protetora, bancos em concha de competição, cintos de quatro pontos e até uma alça na trava interna da porta para soltá-la rapidamente, em caso de emergência. O que faz o dono voltar para a realidade de um carro de rua são o painel e o console, que foram preservados. O acabamento mistura as cores preta e vermelha (no teto, alavanca de marcha, parte central dos bancos, console e apoios de braço nas portas).

Painel faz motorista lembrar que o GT3 RS 4.0 é carro de rua, mas o santoantônio faz pensar o contrário

 

Mas o que faz o motorista assumir mesmo uma postura de piloto é o motor boxer 4.0, de seis cilindros, aspirado, com pistãos forjados e bielas em titânio, que desenvolve nada menos que 507cv de potência (a 8.250rpm) e 46,8kgfm de torque (a 5.750rpm) e está acoplado a um câmbio de seis marchas manual. Com esse conjunto, o superesportivo acelera até 100km/h em apenas 3,8 segundos e chega aos 310km/h de velocidade máxima. A suspensão também recebeu uma calibragem especial. Se o motorista-piloto quiser saber o desempenho do carro em autódromos, a Porsche afirma que o GT3 RS4 cravou 7min27s no circuito alemão de Nürburgring-Nordschleife, marca que deixa muitos concorrentes dessa categoria para trás.

Carroceria é pintada na cor branca, com faixas cinzas, e enorme aerofólio e saída dupla de escape central foram herdadas da versão de pista