Após a utilização de combustíveis alternativos e planos de anulação de emissões, as corridas passarão a contar com outra alternativa ecológica. A Porsche revelou a versão híbrida do superesportivo de pista 911 GT3 R, que irá ser exibida no Salão de Genebra, com início no próximo dia 2 de março. O bólido recebeu dois motores elétricos que são instalados no eixo dianteiro. Juntos, geram potência equivalente a 81 cv. Atrás do eixo traseiro, está o conhecido motor boxer seis cilindros de 4 litros e 486 cv. O esquema permite uma maior estabilidade, graças ao auxílio da tração integral, não disponível no GT3 R convencional.
Veja mais fotos do Porsche 911 GT3 R híbrido!
O sistema se destaca pela utilização de um volante do motor instalado no local onde ficaria o banco do passageiro. O gerador, que funciona como um rotor, girando a mais de 40 mil rpm, acumula energia cinética e alimenta o motor elétrico, dispensando assim as baterias. A energia também pode ser acumulada nas frenagens. Ao toque de um botão, essa força equivalente a até 163 cv pode ser enviada aos motores elétricos durante 6 a 8 segundos, um recurso semelhante aos KERS da Fórmula 1, destinado a ser utilizado em ultrapassagens ou saídas de curva. Não é a toa que o sistema do GT3 é assinado pela escuderia Williams.
Além do recurso da força extra, que pode ser utilizado a cada recarga, o sistema híbrido também permitirá alguma economia de combustível, o que irá depender das condições da pista. Uma vantagem estratégica no mundo das pistas, afinal, quanto menos combustível o carro levar, mais rápido será, com pits-stops menos frequentes. O 911 GT3 R híbrido irá fazer a sua estreia nas 24 horas de Nürburgring, em maio. De acordo com a Porsche, o objetivo não é a vitória e sim o teste da nova tecnologia que, em breve, vai estar nos modelos de rua da marca de Stuttgart.
Leia mais sobre o Porsche 911 GT3 R.