Durante o Shanghai Motor Show, a Polestar, antiga divisão de carros esportivos da Volvo, revelou o seu quarto modelo de automóvel como uma marca independente. O Polestar 4 é um SUV elétrico com formato de cupê e foco no alto desempenho.
Quanto às dimensões, o Polestar 4 não traz grandes diferenças em relação ao seu antecessor. No comparativo, o novo modelo é cerca de 6 centímetros mais curto que o anterior e traz um aumento de pouco mais de 1,3cm de distância entre-eixos. A verdadeira mudança no lançamento está no design do novo Polestar.
Se não tem janela traseira, como dirigir o Polestar 4?
Os designers da Polestar analisaram a visão traseira dos motoristas nos cupês atuais e chegaram a uma conclusão. Como o ângulo de visão acaba prejudicado pela inclinação na coluna C e a distância vertical entre bordas do vidro, os designers resolveram acabar com as janelas traseiras. Por isso, a tampa traseira do novo SUV é completamente sólida, sem janela.
A Polestar alega que, além de eliminar algo que não fornecia muita utilidade real, a retirada da janela também elimina a necessidade de instalar um limpador traseiro. Com isso, a marca preza pela aerodinâmica, reduzindo o peso e a complexidade, além de reduzir a quantidade de itens que possam demandar manutenção.
Na apresentação do carro no Salão de Xangai, representantes da marca afirmaram que a troca do vidro por uma chapa “permite um novo tipo de experiência imersiva do ocupante traseiro”. Para tornar essa troca viável o novo Polestar traz câmera instalada no alto do teto e uma tela de alta resolução no lugar do retrovisor.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!