Se as estradas já não estavam em boas condições, com as chuvas então... E, nos carros, o que mais sofre com a enorme quantidade de buracos são os pneus. Mesmo que não apresente nenhum dano visual, depois de passar por um buraco mais fundo, ele pode ter sido afetado internamente. Muitas vezes, o motorista sente o impacto forte, pára no acostamento, examina os pneus, mas, como não observa nenhum dano aparente, segue viagem e esquece o fato. O que pode acontecer é que a ?bolha?, também chamada de ?ovo?, pode aparecer no flanco interno do pneu (no lado da caixa de roda), num local difícil de ser visto pelo motorista, em uma simples verificação à beira da estrada.
O aparecimento da ?bolha? significa que o pneu sofreu algum tipo de agressão em seus cordonéis (cabos internos que compõem a estrutura do pneu), e que, no local, surgiu um ponto de enfraquecimento. Dessa forma, a estrutura no local foi afetada e os cabos vizinhos estão sobrecarregados e poderão se romper também. Devido a isso, são grandes as chances de que, naquele ponto, ocorra futuramente uma ruptura e a conseqüente perda instantânea do ar. Dependendo da velocidade do veículo na hora ? por exemplo, numa reta a 110km/h ou em uma curva muito fechada ?, o motorista pode perder o controle da direção e sofrer um acidente.
Tempo
É difícil prever quando pode ocorrer esse problema. Esse tempo vai depender do tipo de utilização, da carga, velocidade, piso, pressão, entre outros. Para que o motorista não corra esse risco, o melhor é procurar um revendedor autorizado (da marca do pneu) logo após o impacto, seja ele em um buraco, contra uma pedra, pedaços de asfalto etc., pois o problema da ?bolha? pode ou não causar sintomas perceptíveis pelo motorista, como trepidação no volante.
Na revenda, geralmente um técnico especializado vai analisar o pneu. Existe até um teste interessante, a ser aplicado, que consiste em ir apertando o pneu em vários pontos para identificar as possíveis diferenças de resistência, que indicam os locais onde ocorreram os danos nos cordonéis. No local do rompimento, a resistência é menor.
Aparente
Mas, na maioria das vezes, o pneu ?informa? onde está o problema. Basta observá-lo, ou melhor, prestar atenção ao tipo de desgaste (veja quadro), para saber que o motorista não está fazendo a calibragem correta e periódica; não levou o veículo para um alinhamento da direção; andou abusando da velocidade em curvas etc.