Uma suposta placa estrangeira, com o brasão do reino fictício de "Yashar-El", acabou chamando a atenção das autoridades policiais de Israel e ocasionando a prisão do suposto rei do país. Shai Karamosta, autodenominado monarca de Yashar-El, foi detido na semana passada, após uma longa investigação que envolvia falsificação de placas de carros e documentos.
Toda a história começou quando policiais israelenses identificaram um Dacia Duster que trafegava perto da cidade costeira de Ashdod com uma placa estrangeira, de cor roxa e com inscrições desconhecidas.
Durante a abordagem, Shai Karamosta, de 48 anos, comunicou aos policiais que era estrangeiro e mostrou credenciais diplomáticas de Yashar-El, um país que não existe. Tanto o documento apresentado quanto a placa "estrangeira" do veículo eram falsos, mas os policiais foram convencidos de que aquele país existia e acabaram liberando o homem.
Após essa ocorrência, a polícia de Israel abriu uma investigação sigilosa sobre o suspeito, que culminou na prisão dele. O homem e um colega foram presos em casa, onde fica o "endereço formal" do reino de Yashar-El, acusados de falsificar documentos pessoais e placas de veículos.
A casa do 'rei' de Yashar-El
Na casa do "rei" Shai Karamosta havia um aviso que dizia: "a entrada não autorizada, sem um convite oficial, é estritamente proibida”. Mesmo assim, a polícia adentrou no suposto consulado e encontrou mais "placas estrangeiras" para carros, além de documentos falsos.
Em uma publicação no site yashar-el.me - onde são vinculadas as notícias sobre o reino imaginário - um representante "governamental" disse que a polícia israelense havia sequestrado ilegalmente o “rei Shai” e alegou ter enviado uma carta ao Tribunal Penal Internacional, em Haia.
Alguns dias depois, o tribunal de justiça responsável pelo caso libertou a "dupla real" sob condições restritivas. Em comunicado, a polícia israelense disse que continuará investigando o caso.
Shai Karamostra alega que teve como inspiração o israelense Eli Avivi, que fundou Achzivland, sua própria micronação, no norte de Israel durante os anos 70.
Placas estrangeiras? Não no Brasil!
No Brasil existe um modelo único de placa de carros. Ele é o mesmo de Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela, todos países participantes do Mercosul. Com frota estimada em mais de 110 milhões de veículos, o grupo de países adotou em 2016 esse novo modelo de chapa veicular.
A identificação possui sete caracteres, sendo duas letras, três números e mais duas letras: essa fórmula é capaz de gerar até 450 milhões de combinações. O fundo é branco, com uma faixa azul na parte de cima. Há o símbolo do Mercosul à esquerda, seguido do nome do país e bandeira.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!