O Salão de Tóquio é conhecido pelo grande número de conceitos e soluções inventivas propostas pelos engenheiros e estilistas japoneses. Os projetistas locais são especialmente ávidos em apresentar propostas para ajudar a resolver o congestionamento urbano, particularmente grave na Ásia.
Um dos projetos que mais chamou a atenção na última edição da mostra, encerrada domingo, foi o Pivo 2 da Nissan. O conceito é uma evolução do Pivo original, apresentado na edição de 2005 do mesmo evento. A idéia foi a de criar um veículo urbano elétrico, ecologicamente correto, mas com novas soluções em relação ao antecessor.
Uma das maiores evoluções foi no sistema de estacionamento. Enquanto a primeira geração do modelo facilitava a vida do motorista ao permitir que a cabine girasse 180º (eliminando a torcida de pescoço ao dar marcha à ré), o novo conceito tem um motor elétrico em cada roda, que gira até 90º, permitindo que o veículo se desloque para frente, e também de lado.
As rodas independentes ainda ajudam a melhorar o comportamento dinâmico do carro. Durante a aceleração, as rodas se deslocam para trás, para frente em frenagem e para fora em curvas, distribuindo melhor a carga e evitando inclinações do veículo.
O desenho, em forma de uma bolha sobre rodas e com a porta na frente, traz benefícios para entrar e sair do veículo. Se há algum obstáculo, ou para evitar o tráfego lateral da via, basta girar a cabine e acessá-la pelo local mais conveniente. A escolha também ajuda, de acordo com os projetistas, a criar sensação de entrar na sala de estar.
Concebido para três ocupantes, os engenheiros ganharam espaço ao utilizar uma nova bateria de íons de lítio, com dimensões reduzidas e alta capacidade, e também ao eliminar o motor central e as engrenagens para transmitir potência às rodas.
Outro item inédito no Pivo 2 é o assistente robótico. Uma das funções do passageiro eletrônico é interagir com o motorista, e garantir que o condutor esteja sempre de bom humor o que, de acordo com pesquisas feitas pela Nissan, ajuda a evitar acidentes. Um sistema de monitoramento das expressões facial indica como está o humor de quem está dirigindo e o assistente tenta animar ou relaxar o motorista. O robozinho também funciona como superfície de controle dos sistemas de som e climatização.