UAI

Pinóquio de Ouro 2009 - Pirelli é mais pneu?

O menos cobiçado prêmio do jornalismo especializado vai este ano para a Pirelli, que aumentou o nariz ao tentar explicar o inexplicável, a troca gratuita dos pneus do Vectra

Publicidade
Foto:

Pneu 215/45x17 (com problema) tem sigla "91V" e foi substituído no Vectra 2010

Poucas vezes uma história foi tão mal contada.

A sucessão de mentiras começou quando esse jornal consultou a Pirelli sobre os problemas nos pneus para rodas aro 17? que equipam o Chevrolet Vectra.

Primeira mentira - A empresa respondeu que não havia nenhum problema. Entretanto, os casos de reclamações de usuários se acumulavam na redação. O histórico era sempre o mesmo: o pneu (215x45x17) aparecia com uma bolha, sinal de que iria se romper. O carro era levado à concessionária Chevrolet, mas a recomendação era de se dirigir a uma revenda Pirelli. Esta substituia o jogo gratuitamente por um outro de medida diferente: 225x45x17.

Segunda mentira - A Pirelli declarou oficialmente, em agosto de 2009, que ?o Vectra Elite está homologado com nova medida: 225/45R17.(...)Como a medida anteriormente utilizada deixou de ser produzida no país e visando a satisfação dos seus consumidores, nos casos em que o consumidor necessite trocar algum pneu da medida substituída em seu Vectra, a Pirelli está substituindo gratuitamente os demais pneus do veiculo, tendo em vista que o veiculo precisa ter todos os pneus na mesma medida? Ass. Pirelli Pneus Ltda.

Mas não foi bem assim: relatos de usuários explicam que em alguns casos foram trocados dois pneus gratuitamente. Em outros, todo o jogo. Mas o pneu defeituoso nunca foi cobrado de ninguém.



Terceira mentira -A GM, consultada, afirmou que a substituição do pneu 215 pelo 225 a partir da linha Vectra Elite 2010 foi simplesmente por uma questão de ?maior conforto para o condutor do veículo?. E que a troca gratuita dos pneus 215 pelos 225 ?deu-se em razão da indisponibilidade temporária dos mesmos no Brasil, fato esse que, conforme informação dos nossos fornecedores, será regularizado dentro do menor prazo possível?.

Então, enquanto a GM declara uma ?indisponibilidade temporária? do produto no mercado, a Pirelli informa que deixou de produzi-lo...

Quarta mentira - A Pirelli, questionada sobre o porquê de ter interrompido a produção do pneu 215, afirmou que ?uma vez que o Vectra 2010 traz a medida 225, a Pirelli estimou que não haveria um volume de vendas no after market que justificasse a produção local. Porém, depois de alguns meses, percebemos que era necessária a retomada de sua produção na medida 215/45R17 e, desta forma, voltamos a produzi-la?.

Ou seja, quem a Pirelli acha que engana com essa conversa ?pra boi dormir? ? Ela se ?esqueceu? de que o pneu equipava milhares de Vectras, ?estimou que não haveria volume de vendas de reposição? e depois, coitada, tão ingênua, percebeu que haveria, sim, demanda do 215 e voltou a fabricá-lo?

O que há por trás de toda essa mal contada história?

Por enquanto, o único fato concreto é que os donos de Vectra Elite (rodas aro 17?) produzidos até 2008 (modelo 2009) estão correndo risco de ter o pneu estourado com todas as perigosas consequências.

Um caso objetivo de recall que ainda não foi realizado por irresponsabilidade conjunta, da GM e da Pirelli.



O lado técnico

Além de mais largo e alto, o pneu 225 que passou a equipar o Vectra 2010 recebe a sigla ?W 94?, ou seja, tem um composto de borracha superior ao do 215 (?V 91?): maior capacidade de carga, de velocidade e de dissipar o calor. O Vectra até o modelo 2009, que teve os pneus 215 substituídos pelos 225 terá distorcidas as indicações do velocímetro e do odômetro.Além disso, por ter o perfil lateral mais alto (101,25 mm no 225; 96,75 mm no 215) o novo pneu eleva o centro de gravidade do Vectra, o que aumenta o conforto (como disse a GM), mas prejudica sua estabilidade (o que não disse a GM). (B.F.)

O novo 225/45x17 com a sigla "94W", que indica um composto de borracha superior