Para comemorar os 80 anos de história do casa, o estúdio Pininfarina não ficou apenas nas coisas belas e revelou em Turim uma versão aperfeiçoada do conceito Nido, apresentado originalmente em setembro de 2004, no Salão de Paris. O subcompacto aparece pela primeira vez como protótipo funcional. O modelo investe no conceito modular de plataforma. O motor elétrico pode ser alocado na traseira ou na dianteira, além de poder ser associado a um propulsor convencional. A carroceria pode ser maior, com capacidade para quatro passageiros contra os dois lugares originais. Em suma, um projeto que pode ser comercializado com base em várias especificações.
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Como não poderia deixar de ser, as formas do Nido são belas e foram premiadas na época com o prêmio de carro mais bonito do mundo na categoria conceito/protótipo, o que lhe garantiu um espaço de destaque no MoMA, o museu de arte moderna de Nova Iorque. As medidas são típicas de um subcompacto citadino, com 2,89 metros de comprimento (39 cm a mais que um Smart Fortwo), 2,06 m de entre-eixos, 1,67 m de largura e 1,53 m de altura, o que garante um bom espaço para passageiros e bagagem. O motor elétrico traseiro gera o equivalente a 40 cv de força, repassados também para as rodas traseiras. É o bastante para empurrar o carrinho da imobilidade aos 100 km/h em cerca de 7 segundos. Tudo sem prejudicar a autonomia de 130 km.
Espaço dedicado à beleza
A Pininfarina ainda revelou um espaço criado especialmente para exibir as suas mais belas criações. Erguido na cidade-sede da companhia, em Turim, o espaço reuni modelos históricos, carros de produção, exemplares únicas, conceitos e protótipos, exibidos sobre plataformas rotacionais. Estão lado a lado carros como o Alfa Romeo 2ettottanta, exibido em março último no Salão de Genebra, e o Cisitalia 202 de 1947, um dos mais belos cupês produzidos, e o Lancia Aurelia B24, que ficou eternizado no filme Aquele que sabe viver, sucesso italiano de 1962.