A Hoggar tem um grande hiato para preencher. Desde a década de 90 que a Peugeot não produzia uma picape, no caso uma derivação robusta do 504, a GRD, produzida na Argentina e utilizada principalmente com fins comerciais. Para não perder a veia comercial, a marca do leão tratou de criar a maior caçamba do segmento. Com 1.151 litros de espaço e capacidade para até 742 kg de peso, o compartimento faz bonito diante da concorrência, atenta ao lançamento comercial da Peugeot no dia 15 de maio. Na data, a Hoggar chega em três versões, com preços a partir de R$ 31.400, e duas opções de motorização, os já conhecidos 1.4 Flex 8V e 1.6 16V Flex.
A Hoggar, cujo nome foi inspirado em uma cadeia de montanhas na Algéria (ex-colônia francesa), conta com uma plataforma mista que conjuga a parte dianteira da linha 206/207 BR ao eixo traseiro da Partner (que chega em junho remodelada e com uma inédita versão para passageiros). O esquema de suspensão é McPherson na dianteira e independente com eixo de torção na traseira, ambos com barra estabilizadora. Os amortecedores posteriores ficam praticamente na horizontal, um arranjo que poupou a caçamba.
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A tampa traseira pode ser removida facilmente, basta colocá-la no ângulo de 45º. O estepe continua sob a carroceria, mas fica preso por um parafuso protegido por uma peça que fica travada sob a tampa da caçamba, que só pode ser aberta com chave. À moda da Chevrolet Montana, a Hoggar conta com dois degraus laterais que, junto com o para-choque com ressaltos, permite um fácil acesso ao compartimento de carga. A caçamba também exibe dez pontos de amarração.
Versões da felina
A versão básica, batizada como X-Line, tem o preço mais convidativo, de R$ 31.400. Tal como a versão intermediária, a configuração vem apenas com o motor menor, que gera 80/82 cv de potência a 5.250 rpm e 12,85 kgm de torque a 3.250 giros. Para dar maior agilidade em saídas, a marca encurtou a relação das duas primeiras marchas. De série, a Hoggar X-Line traz para-choque dianteiro pintado na cor do modelo, regulagem de altura do banco do motorista e da coluna de direção, aviso sonoro de chaves no contato, luzes acesa e reserva do tanque, preparação para som, manopla do câmbio com detalhe em alumínio, protetor de cárter, mas entrega sua veia "batalhadora" na falta de equipamentos de conforto, como direção hidráulica. E ar-condicionado é o único opcional.
Quem busca um pouco mais de diferenciação e aproximação com um carro de lazer, terá na XR uma boa opção. Com preço de R$ 35.350, a versão chega com o mesmo motor 1.4 e traz uma decoração mais esportiva, que inclui faróis com máscaras escurecidas, rodas aro 14 com pneus uso/misto 175/70 com calotas bem disfarçadas, além do rack tubular que contorna a carroceria e segura outras duas barras longitudinais com capacidade para até 70 kg. De série, a XR acrescenta faróis de neblina, relógio digital no painel e direção hidráulica. Como extra, há um pacote que reúne vidros e travas elétricas (com comando na chave) e ar-condicionado.
Com as rivais Fiat Strada e Saveiro, a Hoggar também conta com uma versão aventureira, que tomou emprestado o Escapade da 207 SW. A topo de gama parte de R$ 43.500 e é impulsionada pelo 1.6 16V flex que debita 110/113 cv de potência a 5.600 giros e torque de 15,5 kgfm a 4 mil rotações. A decoração aventureira inclui um arremedo de para-choque de impulsão cinza metálico, além de proteções nos para-lamas e rodas de liga leve aro 15 com pneus de uso misto 185/65.
A tampa da caçamba deixa claro de qual versão se trata. O preço mais elevado é justificado pelos itens de série, que incluem ar-condicionado, trio elétrico, bancos esportivos, bolsa para colocação de objetos atrás do banco do passageiro, visor com indicação da temperatura externa, relógio e calendário, comando remoto para o travamento das portas. Ainda há outros elementos de diferenciação, como instrumentos com fundo branco, manopla do câmbio cromada e detalhes e alumínio nas maçanetas, pedaleiras e molduras das saídas de ar-condicionado. A Escapade é a única da linha Hoggar que pode receber airbag duplo como opcional, mas ABS não está disponível.
Mercado
A Hoggar vai enfrentar um páreo duro. Com uma gama completa de versões, a Fiat Strada lidera com vantagem o segmento, com uma média de 8 mil unidades/mês no primeiro trimestre, período no qual a VW Saveiro registrou 3.975 carros/mês. Em terceiro lugar, a Chevrolet Montana obteve 3.604 veículos mensais. A Peugeot quer 10% do segmento, o que deixaria a Hoggar em terceiro lugar, à frente apenas da Ford Courier e bem distante da Strada, que conta com cerca de 50% do total.
A Hoggar foi flagrada rodando sem disfarces pelo EM/Vrum no ano passado, junto com o Citroën Aircross, que irá dividir a linha de montagem com a picapinha na planta de Porto Real, Rio de Janeiro.
Veja os flagras do Peugeot 207 picape e C3 Picasso.