De Florianópolis (SC) - O segmento de picapes compactas acaba de ganhar mais um integrante que promete agitar a concorrência. Trata-se da novíssima Peugeot Hoggar, que foi totalmente desenvolvida no Brasil, a partir da junção do hatch 207 com o multiuso Partner. O nome vem de uma cadeia de montanhas no deserto do Saara, na África, e o modelo chegará ao mercado nacional a partir da segunda quinzena de maio, nas versões X Line, XR e Escapade, com motores 1.4 e 1.6 e preços a partir de R$ 31.400.
Atualmente, o segmento de picapes compactas é dominado pela Fiat Strada, comercializada em diferentes versões com cabines simples, estendida e dupla. Depois aparecem VW Saveiro (simples e estendida), Chevrolet Montana (simples) e Ford Courier (simples). A Peugeot Hoggar chega para morder uma fatia deste mercado, que cresce a cada dia. Foram investidos R$ 100 milhões no desenvolvimento do projeto e a expectativa da Peugeot é de comercializar 11 mil unidades do modelo por ano.
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O detalhe interessante da nova picape da marca francesa é a carroceria híbrida. Geralmente, os modelos desse segmento são derivados de hatches, com caçamba e suspensão traseira adaptadas. A Hoggar tem a parte dianteira do 207 e a traseira do multiuso Partner, do qual herdou também a suspensão. O resultado foi uma picape de cabine simples, com amplo espaço interno e bom comportamento dinâmico, além de ter a maior caçamba do segmento, tanto em carga útil (742 quilos) quanto em volume (1.151 litros), na versão X Line. Na versão XR, a capacidade de carga útil é de 660kg e na Escapade, 650kg.
ESTILO
O visual da picape não traz muitas novidades, já que a frente é a mesma do 207, com grande tomada de ar e faróis espichados que invadem as laterais. A versão Escapade tem ainda na dianteira um quebra-mato de plástico embutido no para-choque, conferindo aspecto mais robusto, além de barras no teto. Nas laterais das três versões, um pequeno vidro ao lado das janelas, para melhorar a visibilidade. Os retrovisores externos são pequenos para um modelo dessa categoria. O providencial step side, feito para pôr o pé e acessar mais facilmente a caçamba, tem ainda a função de extrair o ar da cabine. A traseira mais larga e robusta tem lanternas triangulares grandes e a tampa da caçamba pode ser removida, favorecendo o transporte de objetos compridos, além de contar com travamento a chave. O estepe sob o assoalho da caçamba fica travado por uma peça metálica, que só pode ser retirada quando a tampa é destrancada. O vidro traseiro com janela corrediça é de série nas três versões, mas a grade de proteção só existe na Escapade.
INTERIOR
Por dentro, a picape tem acabamento de boa qualidade e painel de instrumentos de fácil visualização. O banco do motorista tem ajuste de altura, mas a alavanca que movimenta o encosto fica em posição baixa, nada ergonômica. A cabine tem amplo espaço para motorista e passageiro, mas a área atrás dos bancos não permite o transporte de objetos muito grandes. É ideal para sacolas e malas pequenas. A caçamba tem proteção plástica e 10 pontos de fixação para amarração da carga. A capota marítima e o santantônio fazem parte da lista de acessórios disponível para o modelo.
EQUIPAMENTOS
A versão X-Line vem equipada com motor 1.4 flex de 8V, que desenvolve 82cv com álcool e 80cv com gasolina. O torque máximo é de 12,85kgfm a 3.250rpm com qualquer combustível. A versão traz de série para-choque pintado na cor do veículo, rodas de aço 14 polegadas, faróis de neblina, limpador do para-brisa com temporizador, banco do motorista e volante com regulagem de altura, para-sol com espelho de cortesia, aviso sonoro de esquecimento da chave na ignição, luzes acesas e do tanque de combustível na reserva e protetor de cárter. Já a versão XR, também com motor 1.4, tem faróis com máscara negra, barras longitudinais no teto, pneus de uso misto e rodas com calotas esportivas, além de direção hidráulica.
ESCAPADE
A versão topo de linha, Escapade, é equipada com motor 1.6 flex, 16V, que rende 110cv com gasolina e 113cv com álcool. O torque máximo é de 15,5kgfm com álcool. Esteticamente, a versão tem a robustez realçada pela grade frontal cinza com moldura que imita um quebra-mato de plástico. As rodas são de liga leve aro 15 polegadas e as caixas de rodas contam com molduras de plástico. O modelo tem ainda de série ar-condicionado, vidros elétricos com comando sequencial para o motorista, bancos esportivos, travas elétricas, pedaleiras em alumínio e painel de instrumentos em fundo branco. Como opcionais, pintura metálica e airbag duplo frontal. A falha da Peugeot foi não disponibilizar freio ABS como opcional para a picape. Mas a montadora oferece um completa lista de acessórios.
COMPORTAMENTO
Dirigindo a picape Hoggar de Navegantes a Florianópolis, em Santa Catarina, foi possível perceber que o modelo vai mexer com a concorrência. Além de ter estilo agradável, a picape conta com bom conjunto mecânico, com destaque para as suspensões, que garantem boa estabilidade e conforto de marcha acima da média do segmento. É um modelo com bom comportamento dinâmico, principalmente na versão equipada com motor 1.4, que conta com câmbio de relações de marchas reduzidas, proporcionando respostas rápidas e boas retomadas. Já a versão 1.6, mais potente, tem melhor desempenho em altas rotações, pois, em baixas, o motor 16V demora um pouco para pensar. Mas não chega a comprometer.
PREÇOS
A picape Hoggar chega ao mercado em 15 de maio, com os seguintes preços: X-Line 1.4, R$ 31.400; XR 1.4, R$ 35.350; e Escapade, R$ 43.500. Terá três anos de garantia para motor e câmbio e primeira revisão com preço de R$ 129. A produção será toda destinada ao mercado brasileiro, mas a diretoria da montadora não descarta a possibilidade de comercializá-lo em outros países da América Latina em uma segunda etapa.
(*) Jornalista viajou a convite da Peugeot do Brasil.