A Peugeot marcou a quarta pole position seguida nas classificações das 24 Horas de Le Mans, a mais famosa prova de endurance do mundo, com largada marcada para este sábado. A marca francesa conquistou as quatro primeiras posições do grid da prova disputada no famoso circuito de La Sarthe com o protótipo 908 HDi FAP - as três primeiras com carros da equipe oficial e outro da Oreca. O modelo é movido por um motor V12 5.5 (a maior litragem permitida para os protótipos LMP1 na prova) turbodiesel, capaz de gerar mais de 730 cv de potência e com um torque superior a 122 kgfm, números que ajudaram o modelo a levar a vitória do ano passado, em que quebrou a sequência de seis vitórias da Audi, que estava para igualar o recorde da Porsche, que levou a melhor sete edições consecutivas, de 1981 a 1987, com os memoráveis 936, 956 e 962C.
Mas o fabricante alemão vai estar no encalço da marca do leão. O novo R15 TDi vem para levar a Audi novamente ao topo do pódio. E a disputa já vai começar na partida, já que logo atrás dos 908 HDi vem os R15 TDi, equipados com um propulsor V10 também turbodiesel, com injeção direta e potência declarada apenas como superior a 600 cv. Nas 8 Horas de Le Castellet, em abril último, o R15 TDi venceu o 908 do time Oreca Peugeot (que larga em quarto amanhã) com 10 voltas de vantagem, graças a um problema no carro francês.
As seis primeiras posições:
1 - PEUGEOT 908 HDi FAP n°3 (Bourdais) : 3?19??711
2 - PEUGEOT 908 HDi FAP n°1 (Wurz) : 3?20??317
3 - PEUGEOT 908 HDi FAP n°2 (Sarrazin) : 3?20??325
4 - PEUGEOT 908 HDi FAP n°4 (Lapierre) : 3?21??192
5 - AUDI R15 TDI n°9 (Rockenfeller) : 3?21??981
6 - AUDI R15 TDI n°7 (McNish) : 3?22??176