A Peugeot domina o Intercontinental Rally Challenge há três anos. Em homenagem ao predomínio no IRC, a marca do leão criou na Europa uma versão comemorativa do 207. Baseado sobre a versão Sport 1.6 VTi, com duas portas, o 207 S16 terá 250 unidades produzidas. Para se diferenciar das configurações convencionais, o modelo recebeu – como opcional – uma decoração de pista sobre a cor branca, a mesma do 207 S2000 de Kris Meeke, vencedor do IRC de 2009, com direito a uma grande imagem do leão mesclada com as cores nacionais da Inglaterra. Complementam esse visual o kit aerodinâmico do 207 RC, com spoilers, saias laterais e um pseudo difusor no para-choque traseiro, e a grade dianteira em treliça. Da versão GTi vem as janelas traseiras com película escurecida. As rodas de 17 polegadas são as mesmas disponíveis para o resto da gama.
Sob o capô está o conhecido 1.6 VTi em versão aspirada, que gera 120 cv de potência a 6 mil giros e 16,3 kgfm de torque a 4.250 rpm. Equipado com um câmbio manual de cinco marchas, o 207 S16 – sigla que recupera a denominação do 306 esportivo – cumpre a prova dos zero a 100 km/h em 10,7 segundos, com velocidade máxima de 200 km/h.
O 207 S16 parte de 14.695 libras esterlinas, o equivalente a R$ 43.120, contra as 14.195 libras pedidas pela versão Sport 1.6 VTi - R$ 41.759 em valores convertidos. De acordo com a Peugeot, a diferença em equipamentos no valor de 1.200 libras e a exclusividade fazem da edição limitada um bom negócio. A lista de equipamentos de série é bem completa e inclui ar-condicionado digital com duas zonas de ajuste, trio elétrico, direção assistida, computador de bordo, sistema de som com entrada auxiliar e USB, volante revestido em couro, retrovisor anti-ofuscante e sensores de luminosidade e de chuva, além de seis airbags. De opcional apenas os bancos em couro com costuras pespontadas em preto ou cinza, que adicionam 684 libras - cerca de R$ 2 mil.