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Peugeot atualiza 208 brasileiro com motor 1.2 três cilindros e inédita versão GT

Reestilizada, linha 2017 do Peugeot 208 traz leves atualizações de estilo da Europa com motor tricilíndrico prometendo consumo 37% inferior e versão GT de desempenho esportivo

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Peugeot atualiza 208 brasileiro com motor 1.2 três cilindros e inédita versão GT
Peugeot atualiza 208 brasileiro com motor 1.2 três cilindros e inédita versão GT Foto: Peugeot atualiza 208 brasileiro com motor 1.2 três cilindros e inédita versão GT

Fortaleza – A Peugeot lança a linha 2017 do 208 com diferentes novidades, equiparando o modelo produzido em Porto Real (RJ) em design e tecnologia ao francês. Além de leves alterações de estilo e novas versões – entre elas a esportiva GT, que traz sob o capô o motor 1.6 THP de 173cv dos carros médios do Grupo PSA (Peugeot Citroën) –, o hatchback compacto entra na onda dos motores três cilindros com um 1.2 de 90cv que promete consumo até 37% menor do que o 1.5 anterior. São seis versões de acabamento (Active, Active Pack, Allure, Sport, Griffe e GT), mantendo o motor 1.6 16v e o obsoleto câmbio automático de quatro velocidades como opções às caixas manual de cinco e seis marchas.

No design, o 208 2017 chega com discrição. Mudaram apenas os faróis, de máscara negra com guia de LEDs, aplique cromados próximos às lâmpadas e o para-choque frontal. De perfil o carro exibe desenhos renovados para as rodas de liga leve de 15 a 17 polegadas, de acabamento bicolor ou diamantado – exceto na versão de entrada 1.2 Active. As lanternas em formato de bumerangue receberam apenas nova distribuição de luzes, também em LEDs.

Por dentro o painel segue o que a Peugeot chama de conceito i-Cockpit, com instrumentação elevada, leitura por cima do volante, volante achatado e de pequeno diâmetro e posto de condução diferente do usual. A tela multimídia sensível ao toque de sete polegadas integra funções de rádio, bluetooth, computador de bordo, navegação no Brasil e países limítrofes, câmera traseira (presenta nas versões GT e Griffe) e espelhamento de smartphones, função chamada pela Peugeot de MirrorScreen. O volante multifuncional vem com revestimento em couro e a iluminação da tela central é na cor branca, exceto no 1.2 Active (agulha na cor vermelha).

 

Painel na nova versão GT: central multimídia de 7 polegadas e iluminação central em branco

Para auxiliar o motorista na redução do consumo do novo 1.2 Puretech, um indicador no painel mostra a marcha mais adequada para cada rotação do motor. Nos 208 equipados com câmbio automático há também o EcoDrive, modo que reduz o consumo em até 7% em uso urbano. Ainda internamente foram renovados revestimento dos bancos, maçanetas, aeradores do ar-condicionado, volante e manopla do câmbio.

Interior do GT traz bancos envolventes de costura vermelha e soleiras nas portas dianteiras

Compõem a lista de itens de série e opcionais airbags frontais, laterais e de cortina, ar-condicionado automático de duas zonas, câmera de ré, computador de bordo com três modos de operação e nove funções integradas à central multimídia, piloto automático, sensores de obstáculos dianteiro e traseiro, de chuva e de luminosidade. Como no 308 reestilizado, o teto solar panorâmico é estendido à linha, só não estando presente nas versões Active.

As lanternas em formato de bumerangue do 208 receberam apenas nova distribuição de luzes

ESPORTIVO DE VERDADE Dando sequência ao histórico iniciado pelo 205 GTi, vendido no mercado brasileiro na década de 1990, o 208 GT reforça o cardápio de hatches compactos de desempenho verdadeiramente esportivo no Brasil, já representado pelo Renault Sandero (2.0 16v) RS e o Volkswagen up! (1.0) TSI. Dotado do motor 1.6 THP dos “irmãos maiores” 308, 408 e 3008, o GT se distancia dos outros 208 pelo visual apimentado com faróis de módulo elíptico, grade com detalhes na cor vermelha, retrovisores e aerofólio em preto brilhante, roda de alumínio diamantada de 17 polegadas e dupla saída de escape.

O ambiente interno destaca o tom escuro do painel e elementos em vermelho na instrumentação e costura do revestimento dos bancos e detalhes. Completam o espírito libertino pedaleiras em alumínio, soleiras nas portas dianteiras e o painel com revestimento em sensível ao toque padrão Stellar. Entre os recursos presentes na versão estão controle de estabilidade, assistência à frenagem de urgência, função hill assist (que mantém o carro parado por até dois segundos em aclives) e iluminação estática de interseção, que permite iluminar curvas em velocidade de até 40km/h.

Versão 1.6 16v Griffe mantém antigo câmbio automático de quatro marchas

Além do novo motor, foram aplicados ao 208 GT reforços na calibração da direção, freios, suspensão, pneus (de perfil baixo, 205/45) para reforçar a esportividade e a segurança. A compressão foi elevada para atingir até 173cv com etanol (são 166cv com gasolina) e a versão vem associada ao câmbio manual de seis marchas. Com torque médio de 24,48kgfm, acelera até 100km/h em 7,6 segundos e alcança máxima de 220km/h, sempre com etanol. Como opção mais em conta a quem não abre mão do visual esportivo, mas não faz questão de alto desempenho, a Peugeot passa a oferecer a versão Sport, com rodas de alumínio de 16 polegadas, motor 1.6 16v e câmbio manual, compartilhando alguns itens de aparência do GT. Entre eles, retrovisores e aerofólio em preto brilhante.

Como no 308, teto solar panorâmico é estendido à linha, exceto nas versões Active

MENOR CONSUMO Principal novidade do 208 reestilizado, o motor 1.2 Puretech de três cilindros substitui o 1.5 prometendo o menor consumo entre os propulsores similares do mercado brasileiro, além de 25% maior eficiência do que concorrentes em uso urbano e 15% no rodoviário, abastecido com etanol. Sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas das versões de entrada, o novo motor é capaz de gerar até 84cv/90cv (cavalos) de potência e 12,24/12,95kgfm de torque abastecido com gasolina e etanol, respectivamente. Para rodar no Brasil com etanol, o Puretech recebeu adaptações no sistema de ignição – aquecimento dos injetores para eliminar o tanquinho flex –, pistões, blocos, bronzinas, cabeçotes, válvulas de admissão, eletroválvula do canister e chicote reforçados. A Peugeot reforça que o motor passou por mais de 400 mil qtuilômetros de testes e 5.400 horas de validação em bancada de teste (dinamômetro).

 

A configuração intermédia do 208 mantém o motor 1.6 16v flex, chamado de EC5 pela marca e que também dispensa o tanque flex. Disponível com câmbio manual de cinco marchas ou a obsoleta caixa automática de quatro velocidades, gera 115cv/122cv e 15,51/16,42kgfm. A Peugeot diz ter alcançado uma grande evolução na lubrificação deste motor, com o uso de um óleo mais eficiente. São sete as cores disponíveis: Branco Blanquise (sólida), Vermelho Aden (sólida), Preto Perla Nera (metálica), Cinza Aluminium (metálica), Azul Bourrasque (metálica), Branco Nacré (perolizada) e Dark Carmin (metálica). A garantia é de três anos.

Quanto custa?

MODELO    PREÇO

Active 1.2 Manual    R$ 48.190
Active Pack 1.2    R$ 51.690
Allure 1.2 Manual    R$ 54.990
Allure 1.6 Automático    R$ 59.090
Sport 1.6    R$ 60.890
Griffe 1.6 Automático     R$ 64.590
GT     R$ 78.990

O jornalista viajou a convite da Peugeot