De acordo com a montadora francesa Peugeot, a meta da marca é uma: se internacionalizar e conquistar novos mercados. Na tentativa de atingir seu objetivo, a marca acaba anunciar o sedã compacto 301, com a esperança de que, em breve, o modelo será um dos veículos de maior volume de vendas da Peugeot em todo o mundo.
Segundo a Peugeot, o novo 301 é fabricado na planta industrial de Vigo, na Espanha e será mostrado em avant-première mundial durante os dias de imprensa do Salão do Automóvel de Paris, em setembro. As vendas terão início na Turquia em 1º de novembro de 2012 e, posteriormente, serão estendidas aos mercados da Europa Central e Oriental, Rússia, Ucrânia, Grécia, Magreb, Oriente Médio, países do Golfo, países africanos e alguns mercados da América Latina.
Ainda de acordo com a francesa, o modelo traz linhas que integram os novos códigos estéticos da marca. O carro mede 4,44 metros de comprimento, 2,65 metros de distância entre-eixos e possui um porta-malas com capacidade para 506 litros. Segurança também parece ser prioridade. O modelo conta com: ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), ABS, airbags (até quatro) e AFU (Assistência para Frenagem de Urgência).
O 301 é ofertado em três opções de motorização: 1.2l VTi de 72 CV (em fase de homologação), com caixa de câmbio manual ou automatizada; 1.6l HDi de 92 CV, com caixa de câmbio manual; e 1.6l VTi de 115 CV, com caixa de câmbio manual ou automática. Os motores sempre movidos a diesel e a gasolina.
O modelo também dispõe de equipamentos, como: ar-condicionado automático, rádio com MP3, kit mãos livres Bluetooth e conexão USB, porta-malas com abertura por telecomando e sensor de estacionamento traseiro.