Para criar um adversário à altura do Audi R10 com motor a diesel, que faz sucesso nas 24 Horas de Le Mans, a Peugeot desenvolveu o protótipo 908. O modelo quase conseguiu seu objetivo em 2008, perdendo a liderança da prova francesa nas últimas voltas, justamente para o seu concorrente direto. Mas venceu muitas corridas na Le Mans Series, o campeonato mundial de protótipos. Agora, seguindo a onda ecológica, a marca francesa criou uma versão híbrida do 908, a HY, que, dependendo do regulamento do mundial de protótipos, que ainda não foi divulgado, poderá estrear nas pistas este ano.
Na verdade, o 908 HY já fez sua estreia na pista, mas foi apenas uma demonstração, durante a última etapa do campeonato Le Mans Series de 2008, no circuito de Silverstone, na Inglaterra, em setembro. Com pintura cinza prata e equipado com a tecnologia híbrida HYmotion 2, que combina motor V12 5.5 a diesel (de 700 cv) com um elétrico (de 80 cv), o modelo mostrou ao público que poderá ser a próxima arma da Peugeot nas corridas de resistência.
Como funciona
Na prática, a tecnologia HYmotion2 permite recuperar e armazenar parte da energia cinética do veículo durante as frenagens. Essa energia fica disponível para, em função da solicitação do piloto, rodar exclusivamente no modo elétrico (como nas linhas de boxes), para reduzir o consumo (de 3% a 5%) ou para obter pontualmente um acréscimo de potência (em uma saída de curva ou durante uma ultrapassagem). Num carro que não é híbrido, essa energia seria perdida pela dissipação de calor nos freios.
O 908 HY é equipado com um sistema composto por três elementos principais: um motor/gerador elétrico, com uma potência de 82 cv, que fica no lugar normalmente ocupado pelo motor de arranque e é comandado por uma caixa de marchas; baterias que permitem armazenar energia por meio de 600 células de íons de lítio, agrupadas em 10 conjuntos (seis dos quais localizados no habitáculo, no lugar da bateria de origem, e quatro do lado esquerdo do fundo plano); e um conversor, que controla o fluxo de energia entre o motor elétrico e as baterias.